26/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Professores que atuam em locais de difícil acesso vencem batalha contra Marquinhos

Publicado em 16/08/2017 12:00 -

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A reclamação dos professores da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada na rodovia MS-040, na região do Distrito de Três Barras, a 35 quilômetros da zona urbana de Campo Grande, encaminhada à Câmara de Vereadores, contra a redução da gratificação aos professores que desempenham suas atividades em locais de difícil acesso, gerou resultado.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) recuou alterando o dispositivo do Decreto nº 13.179, de 1º de junho de 2017. Na prática, o prefeito elevou de 20% para 35% o percentual da gratificação para os servidores que atuam em escolas localizadas em áreas de difícil acesso.

No início do ano, Marquinhos Trad determinou que o percentual fosse reduzido de 50% para 20%, o que gerou muita insatisfação, descontentamento e uma sensação de desrespeito à classe, tendo em vista a forma abrupta, sem diálogo e sem o devido impacto que isso geraria na vida das famílias dos professores que trabalham nas escolas agrícolas do município.

A medida deixou transparecer também que os secretários municipais responsáveis por autorizá-la desconhecem a importância e o tipo diferenciado de trabalho ao qual se submetem e se dedicam os professores das zonas rurais de Campo Grande. Alguns fatores devem ser considerados neste sentido, tais como o deslocamento até essas escolas envolvem, sobretudo, riscos maiores para os professores por terem de enfrentar rodovias movimentadas todos os dias.

Além disso, tirando os gastos com combustível, os professores ainda têm despesas grandes com a manutenção de seus veículos, pois muitos locais têm grandes trechos não pavimentados. Outro agravante é que o trabalho desenvolvido pelos professores nas escolas rurais é diferenciado, exigindo desses profissionais pesquisas e adequações na sua metodologia de ensino que envolve investimento em material, tempo de estudo e dedicação que faz merecer incentivos para que seja constante na sua prática.

Tendo em vista a distância da escola, a maioria dos professores se sujeita a passar o dia todo longe de suas casas, de suas famílias e em locais onde muitas vezes não há estabilidade no sinal de telefonia e Internet, o que torna mais difícil o desempenho de suas funções, sendo necessária a compensação por meio de uma gratificação condizente com esses obstáculos.


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