19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Falta vontade política para implementar UPA-VET, diz Veterinário Francisco

Publicado em 16/08/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Comissão Permanente de Defesa do Bem-Estar e Direitos dos Animais, Veterinário Francisco (PSB), defendeu nesta semana a criação da Unidade de Pronto Atendimento Veterinária, o UPA-VET. O projeto foi apresentado pela primeira vez em julho de 2012, na gestão do então prefeito Nelson Trad Filho.

De acordo com o projeto, a UPA-VET seria instalada em um espaço de 70 metros quadrados construídos nas proximidades do estacionamento do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A unidade deveria oferecer serviços como consultas, orientações, medicação de urgência e até mesmo contar com uma sala de soroterapia.

Em 2015, o vereador Chiquinho Telles protocolou o Projeto de Lei n° 7839/14, autorizando o Poder Executivo a criar a unidade. Aprovado, o projeto transformou-se na Lei n° 5593/15, mas não saiu do papel.

“Estamos vendo em todo território nacional a criação de unidades de pronto atendimento veterinário, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Recife (veja a foto que abre esta reportagem). Já chegou a hora da nossa capital ter uma UPA-VET. Dessa vez contamos com o apoio do legislativo e do executivo”, disse Francisco.

Para o vereador, a concretização da proposta é questão de vontade política. “Nós já temos a lei e o projeto prontos. O prefeito sinalizou que podemos viabilizar e sonhar com esse projeto. O local mais apropriado é o CCZ, que também se tornará um centro de bem-estar animal”, afirmou o parlamentar.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *