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Veí­culos

Novo Volkswagen Polo terá versão 1.0 sem turbo no Brasil

Motorização aspirada será oferecida ao lado da 1.0 TSI turbo de 128 cavalos

Postado em 15 de Agosto de 2017   - Redação Semana On

A Volkswagen está divulgando aos poucos as informações sobre o novo Polo, que deve aparecer por completo no Brasil em setembro e chegar às concessionárias no mês seguinte.

Na segunda-feira (14), durante o anúncio de investimento de R$ 2,6 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), revelou-se que a novidade terá também motores 1.0 aspirados, que completam a oferta ao lado do 1.0 TSI.

Não foi possível confirmar a potência da versão 1.0 MPI, que desenvolve 82 cv (etanol) no Up!. Há indício também de outra versão aspirada, mas com motor 1.6 de 4 cilindros.

Na linha de montagem compartilhada com a Saveiro, foi possível ver a versão com motor 1.0 de 3 cilindros, câmbio manual de 5 marchas, ar-condicionado, central multimídia, rodas de liga leve de 15 polegadas e freio a tambor na traseira.

A Volkswagen já havia informado que as versões turbo (TSI) serão sempre acompanhas de freios a disco nas 4 rodas.

O Polo com motor aspirado 1.0 de 3 cilindros recebeu o selo Conpet de eficiência energética, com média de 8,7 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) com etanol e 12,9 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada) com gasolina.

O modelo brasileiro ainda aparece encoberto na frente e na traseira porque haverá diferença em relação ao europeu, mostrado em junho deste ano. Pelo menos os para-choques serão diferentes.

O que se sabe do Polo brasileiro

Até agora, a fabricante só confirmou oficialmente a versão 1.0 TSI, com 128 cavalos de potência e câmbio automático de 6 velocidades, que foi avaliada pelo G1 em um breve contato no início deste mês.

No total, serão 3 configurações: a de entrada não deve ter “sobrenome”, e será chamada apenas de Polo. A intermediária será a Comfortline. Já a topo de linha levará o batismo de Highline.

Um item de série em todas as versões será a direção elétrica. Já o controle eletrônico de estabilidade, freios a disco nas 4 rodas e monitoramento de pressão dos pneus serão itens básicos apenas nos modelos equipados com motores TSI.

Itens “badalados”, como o quadro de instrumentos 100% digital e a central multimídia com tela de 8 polegadas serão exclusivos da versão topo de linha, Highline.

Quando ele chegar às ruas, não estranhe ao ver a nomenclatura 200 TSI na tampa do porta-malas. Para ressaltar o torque, e não a litragem, a Volkswagen passará a chamar os motores com o número do torque máximo ao lado, neste caso, 200 Nm (ou 20,4 kgfm).

O Polo deixou de ser vendido no mercado brasileiro em 2015 e volta renovado, construído sobre a plataforma MQB, que é a mesma da última geração do Golf e também do Audi A3 Sedan - ambos produzidos nas fábricas do grupo em São José dos Pinhais, no Paraná.

Investimento de R$ 2,6 bilhões

A fábrica de São Bernardo do Campo será modernizada a um custo de R$ 2,6 bilhões até 2020 para produzir o Polo e o sedã Virtus, que chega ao mercado no começo de 2018.

O novo Polo começa a ser produzido no local exatamente 60 anos depois da Kombi, que foi o primeiro modelo Volkswagen fabricado no Brasil.

Sobre a mesma plataforma do Polo e do Virtus também serão produzidos um novo SUV e uma nova picape, que aparecerão até 2020.


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