28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Com 15 mil servidores qualificados Escolagov abre caminho para se transformar em Universidade

Publicado em 28/07/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com a meta de transformar a instituição em uma grande Universidade Corporativa, a Fundação Escola de Governo, através do Conselho Administrativo apresentou na quarta-feira (26), um relatório de prestação de contas das ações que vem sendo desenvolvidas na instituição. Do início da gestão Reinaldo Azambuja para cá, mais de 15 mil servidores já receberam qualificação.

Em 2015 foram ofertados 59 cursos presenciais, com 2.260 concluintes. Na modalidade a distância (EAD), foram 44 cursos e 1.707 formandos. No ano de 2016, a Escolagov produziu os dois primeiros cursos da Fundação, que são o Edoc Comunicação Eletrônica e a Introdução da Gestão por Competência. Ao todo foram 60 cursos presenciais, com 3.226 concluintes e 50 cursos a distância com capacitação de 4.571 servidores. Em 2017, já são 1.633 concluintes em 21 cursos presenciais e 1.912 servidores qualificados em seis cursos a distância.

Para o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, a Fundação Escola de Governo a cada dia vem consolidando seu papel protagonista na formação e qualificação dos servidores, mas é importante que os gestores exerçam a função de agentes multiplicadores. “É importante que todos nós trabalhemos como agentes multiplicadores dessas ações. Ainda temos servidores que desconhecem nosso portfólio de cursos. Ainda temos servidores que não tem conhecimento dos convênios que são celebrados que hoje oferecem desconto de 10%, 20% e até 30% em instituições de ensino”, pontuou Assis.

Já o diretor-presidente, Wilton Paullino Júnior, lembrou que a instituição vem despontando como uma ferramenta fundamental na capacitação dos servidores dentro desse novo conceito de governança estabelecido em 2015 pelo Governo do Estado. “Os servidores são capazes de transformar esses conhecimentos adquiridos em fator determinante para agregar qualidade nos serviços prestados pelo Governo de MS. Nossos instrutores passam por qualificação rigorosa e temos recebido um feedback muito positivo”, declarou. Durante a reunião foi apresentado o calendário de cursos até o mês de dezembro.

Plano de Gestão de Desempenho Individual atingiu 92% dos servidores públicos

Lideranças e gestores de unidade de recursos humanos de diversos órgãos estaduais se reuniram na manhã de quinta-feira (27) para acompanhar o balanço do Plano de Gestão de Desempenho Individual (PGDI) que apontou a participação de 92% dos servidores civis num universo de 32 mil, que integram o público alvo para implantação da Gestão por Competência no âmbito do poder executivo estadual.

No período de 53 dias em que o sistema ficou aberto para preenchimento e validação, o PGDI atingiu 100% dos servidores em 16 órgãos estaduais. Em outros 11 órgãos a adesão foi de 80%, e em apenas três a participação dos servidores ficou abaixo dos 70%.

Carlos Alberto de Assis, comemorou o saldo positivo. “Isso representa um grande avanço na gestão de pessoas do Estado. Tivemos a preocupação de trabalhar para melhorar as carreiras, para então iniciar uma nova forma de promover o servidor, reduzindo de 5 para 3 anos o tempo de promoção, sem que o servidor precise esperar na fila até surgir uma vaga na tabela. Nós tivemos todo esse cuidado e não há dúvidas que a Gestão por Competência fará uma grande transformação na carreira dos servidores de Mato Grosso do Sul” ressaltou Assis.

Destacando a participação das lideranças nesse processo, o secretário adjunto da SAD, Édio Viegas, apontou o planejamento, diálogo e desenvolvimento de pessoal como ferramentas importantes nesse processo de modernização da gestão de pessoas. “A meritocracia é na verdade um movimento histórico na gestão pública do estado” enfatizou o adjunto da SAD.

De acordo com a Coordenadoria Especial de Política de Gestão de Pessoas (Cegesp) a próxima etapa será composta da elaboração de planos de desenvolvimento, e da preparação para acompanhamento através de curso já disponível na Fundação Escola de Governo.

O processo de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) dos servidores civis integrantes do poder executivo estadual foi regulamentado por meio do decreto n. 14.719 de 18 de abril de 2017, e prevê a promoção do servidor com base no seu desempenho individual.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *