Semana On

Quinta-Feira 19.out.2017

Ano V - Nº 275

Institucional

Viver bem

6 dicas para ter uma vida mais saudável

Aprender a se desconectar e priorizar o que realmente é importante são atitudes que podem transformar a sua rotina

Postado em 17 de Julho de 2017   - Redação Semana On

Julia Hobsbawn nasceu em 1964 e é filha do grande historiador Eric Hobsbawn. Em seu novo livro, Fully Connected: Surviving & Thriving in an Age of Overload (Totalmente Conectado: Sobrevivendo e Prosperando em uma Era de Sobrecarga, em tradução livre), sem previsão de publicação no Brasil, ela aborda como viver uma vida saudável longe de sobrecargas e da vida caótica das redes sociais.

Confira seis dicas da especialista sobre o assunto:

Caixa de entrada e saída
A bagunça na caixa de entrada do seu e-mail é a inimiga do pensamento produtivo. Limpar a sua caixa de entrada semanalmente é essencial. Segundo a autora, não significa fazer tudo o que está lá, mas poder ter uma noção e delegar o que precisa ser feito, decidir quando realizar as tarefas, ou até mesmo deletar e excluir e-mails que só estão fazendo volume. Dica de ouro: crie subpastas, como "leia o mais rápido possível", "mantenha o arquivo" e "responda com urgência", e ficará surpreso com o quanto as coisas ficarão mais fáceis.

Shabat tecnológico
Ter saúde significa saber dizer “não” ou “agora não”. Uma dica de Hobsbawn é se manter um pouco distante do celular: não é necessário responder todas as mensagens após alguns minutos se não for urgente. Também é legal tirar um dia de descanso da tecnologia, configurando o telefone para que ele permita mensagens e ligações de pessoas muito próximas. O resto pode esperar.

Hierarquia da comunicação
Manter contato virtual com os amigos é uma ótima forma de ter uma vida social saudável, mas não é a única. Sair da internet faz bem para a saúde. Se relacionar pelo Facebook ou pelo Whatsapp está na categoria mais baixa da hierarquia da comunicação: o ideal é ter um contato cara a cara, vagaroso e proveitoso. Isso as redes sociais não podem te dar pois, de acordo com a especialista, é dessa forma que se criam laços de alta qualidade e confiança.

Painel de conhecimento
Como você se informa? Fica só nas redes sociais e nos mesmo meios de comunicação? Esse não é o ideal. O que deve ser feito é uma “dieta informacional” variada, ou seja, é essencial consumir informações de vários veículos e de diferentes formas, como pela TV, pelo rádio, por livros e até podcasts. Tenha um “menu” que não apenas reforça o pensamento de massa.

Não fazer nada é o novo prestar atenção em tudo
É muito difícil se desconectar do mundo ao nosso redor, mas é importante para poder relaxar e abrir espaço para a criatividade e a clareza. Hobsbawn recomenda prestar atenção ao que está ao seu redor. Desconecte-se de tudo por cinco minutos e perceba o que está à sua volta como se fosse um turista.

Pensamento hexagonal
O pensamento hexagonal é um estilo de vida, então você pode personalizar o seu. O que importa é desenvolver uma forma, um padrão e um estilo para gerenciar seu conhecimento, suas redes e sua saúde e manter a sobrecarga em questão. Quando você se sentir descansado e mais no controle, planeje os próximos seis dias, ou seis semanas, ou seis projetos tentando realizar seus planos, sempre se colocando como prioridade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...