19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Secretaria de Cultura apoiará projeto que quer resgatar a história do ciclo da erva mate

Publicado em 14/07/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Resgatar, ressaltar e repassar a identidade cultural de Mato Grosso do Sul para os jovens, com o intuito de manter viva as raízes do nosso povo e do nosso Estado, que em outubro comemora 40 anos de emancipação política. Esse é o objetivo do projeto ‘A gente soma e faz história’, que prevê um estudo prático dos ciclos da erva mate e sua influencia na formação da nossa história, desenvolvido pela Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito.

Idealizado pelo Prof. Elton Teixeira, em parceria com as professoras Marineize Pleutim, Adriana Guerini e Maria Luiza Marchi, o projeto envolve as disciplinas de História e Matemática e prevê uma visita as terras da Fazenda Campanário e ao museu do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), ambos em Amambai e ao museu da Erva Mate em Ponta Porã.

“Seguindo a lógica da Secretaria de Educação e de Cultura, com a comemoração dos 40 anos de MS, nosso objetivo com o projeto é trazer essa identidade ao jovem sul-mato-grossense e levar para ele o conhecimento através da história, para eles se sentirem pertencedores dessa história, dos quais eles fazem parte”, detalha o professor.

O projeto conta com apoio do Governo do Estado, através  da Secretaria de Cultura e Cidadania e da  Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa)  que produzirá o  registro e divulgação das visitas, previstas para o dia 29 de agosto. “O nome ‘A gente soma e faz história’ foi pensando para trazer a somatória das secretarias, da Fertel que tem à  Radio Educativa, TVE e Portal da Educativa e as áreas interdisciplinares, levando os alunos para esse conhecimento”, ressaltou  o professor.

Ele foi apresentado ao secretário de Estado de Cultura e Cidadania Athayde Nery durante o lançamento da 18ª edição do Festival de Inverno de Bonito. A  reunião organizada pela professora Loiva Schiavo Heideck, que trabalha no setor  da Coordenadoria Estadual de Patrimônio da SECC para a região  sudoeste.

A professora destacou a importância do projeto e falou com conhecimento da  Fazenda Campanário: “ A fazenda é conhecida na região por preservar a memória do esplendor da erva-mate. Uma fazenda com administração moderna, que produz anualmente, toneladas de alimentos, gerando mais de uma centena de empregos diretos e indiretos, encravada no território pertencente ao município de Laguna Carapã,  e que preserva em seus  detalhes riquíssimos, o  auge de um dos mais importantes ciclos econômicos da História de Mato Grosso do Sul,” detalhou Loiva.

O secretário, por sua vez, destacou a importância de ações como esta, que reforçam a identidade do Estado e vão de encontro com o projeto MS 40 anos. “Se a gente conseguir agregar todos esse valores, com certeza nossa história não se perderá com o tempo. E esse é objetivo da governo do Estado”, frisou.

Em relação  a gravação do audiovisual pela  Fertel, o Secretário Athayde disse que não vê nenhum impedimento e disse ter certeza que nessa nova fase, agora ligada a Cultura, o  jornalista Bosco Martins  e a Secretaria de Cultura e Cidadania  garantirão o  apoio dos canais da emissora para divulgação e incentivo de projetos que visem difundir a identidade cultural de MS. “ O Bosco é um jornalista conhecedor das raízes culturais de nosso estado e acima de tudo um parceiro que sabe o papel de  uma emissora pública, que tem como objetivo e obrigação, disseminar a regionalidade e projetos como este, que envolvem os jovens do nosso Estado, são extremante fundamentais para que essa cultura, esses valores se mantenham vivos”, finalizou o Secretário de Cultura e Cidadania de MS dando sinal verde para o projeto da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes  de Bonito.

O projeto dos alunos da BCG conta ainda com a parceria do município através das Secretaria de Educação e Cultura comandada pela professora Rosely Gambim.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *