Semana On

Terça-Feira 25.jul.2017

Ano V - Nº 264

Obras

Auau Miau

É verdade que os cachorros sentem quando os donos estão chegando?

Audição e olfato são os segredos deste sexto sentido canino

Postado em 12 de Julho de 2017   - Redação Semana On

Imprimir Enviar por e-mail

É comum escutarmos que em tal horário os cachorros já estão na porta esperando pelo seu grande amigo ou que eles rosnam quando alguma pessoa de que eles não gostam está por perto, nem que seja do outro lado da rua. E isto tudo tem fundamento, já que a audição e o olfato dos cães são muito mais aguçados e superiores se comparados aos dos humanos. Então, enquanto os odores passam e bate uma corrente de ar, ele consegue captar o cheiro e distinguir do que se trata.

E isto também vale para a assimilação de períodos ou barulhos específicos. Todo cãozinho habitua-se à hora da chegada do seu dono, ou seja, mesmo que ele não saiba usar o relógio normal, o “seu” já avisa que aquele é o momento em que a pessoa está chegando. Também pelo próprio modo de andar ou ronco do motor do carro os cachorros já ficam eufóricos, pois sabem que sua melhor companhia chegou.

Você já pegou o seu cãozinho rosnando ou chorando enquanto está dormindo? Se já, então sabe que eles sonham. Estudos mostram que além de eles dormirem pelo menos de 9 a 10 horas diariamente, estendendo essa estimativa se eles costumam ficar sozinhos durante alguns períodos, eles tem os seus momentos de sonhos, igualmente às pessoas, que muitas vezes também são esquecidos ao despertar.

Os cachorros filhotes e os idosos são os que estão propensos a sonharem mais ainda do que o habitual, entretanto, os maiores estímulos dos sonhos são os fatos cotidianos, as situações marcantes do dia (sejam elas boas ou ruins), além de fatores externos influenciarem nesta situação. Uma televisão ligada com gritaria ou briga, por exemplo, enquanto os cachorros dormem, se eles não acordarem poderá fazer com que estas condições façam parte do sonho dele.

Este estágio também nem sempre é sonhado em cores para eles, assim como para nós. E falando em tonalidades, muitos questionam se os cães enxergam somente em preto e branco, mas a verdade é que eles também enxergam o azul, o amarelo e o cinza. Então, caso esteja no parque e o seu pet estiver brincando um pouquinho mais longe de você (o que só deve acontecer se ele for adestrado e manso, além de sempre supervisionado), se quiser chamar a atenção dele de um modo discreto, abane objetos azuis ou amarelos, pois assim eles enxergarão com clareza.


Voltar


Comente sobre essa publicação...