19/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

São João de Corumbá terá atrações nacionais em cinco dias de festa

Publicado em 16/06/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Arraial do Banho de São João, tradição em Corumbá e uma das maiores festas juninas do interior do Brasil, terá uma programação paralela ao ritual da descida dos mais de 100 andores para "batizar" a imagem do santo no Rio Paraguai, que ocorre entre a noite do dia 23 a madrugada de 24 deste mês. A prefeitura local anunciou duas atrações nacionais – Falamansa e a dupla sertaneja Edson e Hudson – e a participação de artistas regionais.

O palco dos shows e outras atividades culturais, como a roda do cururu e do siriri, será montado na Rua Manoel Cavassa, no porto geral, onde estão sendo esperadas 10 mil pessoas por dia. No local, também vai funcionar uma praça de alimentação com comidas típicas da região, como sarravulho, quebra-torto e paçoca. É uma festa junina tradicionalmente sem fogueira, mas a descida dos andores é marcada por show pirotécnico.

O São João Pantaneiro começa na quinta-feira (22) e encerra-se no domingo (25), quando se apresentará o grupo Falamansa. A prefeitura lançou o hotsite do arraial, que já está no ar. Ele pode ser acessado neste link, que vai permanecer ativo até o final da festa e o público poderá conferir a programação completa e assistir ao vídeo que conta a origem de uma festa única, celebrada desde os primórdios do século XX.

Festa completa

Com o tema "Onde a fé une, a alegria reina", a manifestação que ganha visibilidade nacional com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), foi lançada esta semana pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Ele destacou o fato de Corumbá ter sido selecionado entre os cinco maiores destinos indutores dos festejos juninos pelo Mtur, cuja conquista vai potencializar o turismo religioso e histórico da região, que tem a maior porção do Pantanal.

"Temos motivações especiais para celebrar com a comunidade o São João deste ano", diz o prefeito. "O Ministério do Turismo passa a dar todo apoio para a divulgação dentro e fora do País da nossa festa, o que reforça também o processo de reconhecimento do ritual do banho como patrimônio imaterial nacional,  que está em fase final de apreciação pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)", acrescentou.

Uma turismóloga e um jornalista do Ministério do Turismo estiveram em Corumbá na semana passada, a fim de traçar um roteiro que será apresentado a profissionais da mídia nacional especializados em turismo que acompanharão a festa. Os representantes do Mtur, além de conhecerem os atrativos turísticos da cidade, conheceram as belezas do Pantanal, em passeio pelo Rio Paraguai, e visitaram as casas dos festeiros, os quais organizam a descida dos andores.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *