29/03/2024 - Edição 540

True Colors

Brasil ainda é o país que mais assassina LGBTs no mundo

Publicado em 15/06/2017 12:00 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Brasil é o país que mais assassina LGBTs no mundo — e o número de vítimas continua subindo. Segundo dados da Rede TransBrasil e do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2016 foram um total de 144 mortes. Entre outubro de 2015 e setembro de 2016, o número foi de 123, o que colocou o Brasil em primeiro lugar na escala, seguido apenas pelo México.

No primeiro quadrimestre de 2017, o valor subiu em 18% em relação aquele registrado durante o mesmo período no ano de 2016. 

Os números ajudam a jogar luz sobre o problema da homofobia no país. Segundo informações da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil é também é a nação que mais mata sua população LGBT nas Américas: foram 340 mortes com motivação homofóbica no ano de 2016.

O indíce não contabiliza, porém, os países que criminalizam a homossexualidade, como Guiana Francesa e Barbados, já que neles não existe monitoramente de crimes homofóbicos. Além disso, ainda existem muitas nações que não realizam pesquisas oficias. Mesmo assim, os relatórios das entidades servem de base para discussões sobre o assunto na Organização das Nações Unidas (ONU). 

Além das mortes diretas, a transfobia e a homofobia também são responsáveis indiretas por mortes entre a população LGBT. Segundo pesquisa do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o índice de tentativa de suicídio entre jovens LGBT é quatro vezes maior do que entre jovens heterossexuais.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *