26/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Daihatsu planeja voltar ao Brasil com carros de baixo custo

Publicado em 14/06/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Dahiatsu, marca de baixo custo adquirida pela Toyota, planeja fazer seu retorno ao Brasil depois de quase 20 anos afastada do mercado nacional. A informação veio do presidente Soichiro Okudaira, segundo a agência Reuters.

"Há mercado para carros compactos em mercados como o Brasil. A Toyota vende modelos similares pela Ásia e América do Sul, e o Brasil tem sido um mercado importante para modelos como o Corolla, embora ele seja de um classe superior", afirmou Okudaira.

A marca é uma das mais antigas do Japão e foi incorporada totalmente ao grupo Toyota em 2016, após um acordo de US$ 3 bilhões. A Toyota pretende desenvolver a Daihatsu e torná-la uma marca global, com foco em mercados emergentes.

Atualmente, a fabricante tem forte presença no Japão, onde lidera o segmento de kei cars (até 660 cc), mas também vende na Indonésia e na Malásia.

Seus modelos compactos são conhecidos pelo tamanho reduzido e pela economia em consumo de combustível, mas não são carros "pelados" – existem até opções com tração nas 4 rodas.

A Dahiatsu já está ajudando a desenvolver os compactos da Toyota, como o Etios. Na semana passada, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que a empresa está buscando tecnologias dos minicarros para reduzir os custos de produção.

Entre 1994 e 1999, a Daihatsu vendeu no Brasil modelos como o Terios e o Cuore. A Toyota do Brasil não respondeu questionamento sobre o possível retorno da Dahiatsu ao país.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *