Semana On

Sexta-Feira 27.nov.2020

Ano IX - Nº 420

Coluna

Yowamushi Pedal

Emoção, superação, amizades e rivalidades. Assim é o anime sobre ciclismo que retrata a vida da equipe Sohoku.

Postado em 26 de Maio de 2017 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Eu sempre gostei muito de animes sobre esportes, acho interessante o contexto das escolas japonesas incentivarem os estudantes sobre os benefícios do esporte e da competitividade saudável e após três temporadas e dois filmes, agora chegamos em uma nova geração de ciclistas. Na história acompanhamos principalmente os dramas e inseguranças do estudante chamado Onoda Sakamishi que procura criar um clube sobre animes, mas acaba recebendo destaque por possuir talento no ciclismo.

Na primeira temporada o anime se passa no desenvolvimento das habilidades de Onoda no ciclismo e no processo de fazer novas amizades. O interessante é a capacidade da animação em retratar as inseguranças e as fragilidades da adolescência em todos os personagens. Logo descobrimos as motivações de cada competidor e sempre existe algum em que acabamos nos identificando, seja pelo seu comportamento ou personalidade no decorrer da história.

O ápice da animação ocorre nas disputas do Intercolegial e dessa forma aprendemos muito sobre os diferentes tipos de bicicletas, estilos dos esportistas como velocistas, escaladores e generalistas e dessa forma o anime transcende o conceito simples de entretenimento. As animações são muito bonitas e detalhadas, uma consequência da popularidade do anime da companhia Toho.

Nessa ano o anime chega em sua mais nova geração, com personagens carismáticos e a participação fundamental dos precursores da história. Dessa forma a imersão é inevitável e encontramos os mesmos elementos que tornaram Yowamushi Pedal tão popular e interessante. Admito que por meio da animação eu comprei um novo modelo de bicicleta e que voltei a ter uma atividade esportiva recreativa. Espero que todos possam se dar a oportunidade de assistir ao anime disponível também no portal Crunchyroll e nos vemos na semana que vem. Um grande abraço.


Voltar


Comente sobre essa publicação...