24/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cães fazem cocô alinhados com o campo magnético da Terra, aponta estudo

Publicado em 24/05/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um estudo feito por especialistas em biologia da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) e da Universidade Checa de Ciências da Vida (República Checa) mostrou que os cachorros preferem fazer cocô em um ângulo alinhado ao do campo magnético da Terra. 

O comportamento foi observado em situações estáveis de campo magnético, nas quais os animais defecaram alinhados com a direção Norte-Sul. Em situações conturbadas, entretanto, a atividade dos cãezinhos não se repetiu, o que prova que eles têm sensibilidade magnética. 

Outra observação interessante é a de que cães “livres”, ou seja, que não estavam de coleira, tendiam a defecar mais alinhados, enquanto os presos não repetiam o comportamento.

O experimento durou 2 anos e foi feito com 70 cachorros de 37 raças diferentes — 1893 cocôs e 5582 xixis. Depois os resultados obtidos foram comparados com estatísticas e dados calculados.

Essa foi a primeira vez que a influência do campo magnético foi provada nos cães, o que, para os pesquisadores, mostra que o fenômeno não pode ser ignorado em nenhuma espécie.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *