Semana On

Domingo 15.dez.2019

Ano VIII - Nº 375

Mato Grosso do Sul

Laguna Carapã realiza a 17° edição do concurso Pé de Soja Solteiro

Concurso acontece neste domingo, dia 27.

Postado em 23 de Abril de 2014 - Redação Semana On

O concurso Pé de Soja Solteiro, integra as festividades do aniversário do município, que em 22 de abril de 2014, completa 22 anos de emancipação. O concurso Pé de Soja Solteiro, integra as festividades do aniversário do município, que em 22 de abril de 2014, completa 22 anos de emancipação.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Município com cerca de seis mil habitantes, Laguna Carapã tem sua economia pautada na produção de grãos e na pecuária leiteira. O município produz em média um milhão de litros de leite ao mês e na safra 2013/2014 colheu aproximadamente 241 mil toneladas de soja, o que o coloca entre os 10 principais produtores da oleaginosa do Estado. E é no cultivo de soja que a cidade tem seu principal evento. O concurso Pé de Soja Solteiro, integra as festividades do aniversário do município, que em 22 de abril de 2014, completa 22 anos de emancipação.

O concurso acontece no domingo, dia 27, no parque de exposições da cidade, e atrai concorrentes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e consiste na contagem de grãos de pés de soja cultivados de modo solitário, originando a denominação ‘pé de soja solteiro’.

"A festa começa com o Ranking da Produtividade e o concurso de ordenha Balde de Ouro. Nossa expectativa é atrair 30 mil pessoas para os quatro dias de festividade e mais de 20 concorrentes para o concurso do Pé de Soja, já tradicional na cidade", adianta o presidente do Sindicato Rural, Luiseu Bortolocci.

Ainda segundo o presidente, a festa é importante para movimentar a economia da cidade e para oportunizar ao produtor, contato com novidades que colaborem com o desenvolvimento no campo. "São eventos como este que oferecem ao agricultor a chance de conhecer produtos e serviços que tornam seu trabalho cada vez melhor e por isso eles são cada vez mais importantes. Além disso, o concurso atrai visitantes de outras cidades e estados para uma grande confraternização, o que é benéfico para a economia local", considera.

Mato Grosso

Há três anos o primeiro prêmio do concurso vai para o Mato Grosso, por isso o presidente afirma que o objetivo é 'quebrar' o que já está se tornando tradição e trazer o troféu para um município sul-mato-grossense. "Estamos trabalhando para que a premiação seja de MS, afinal, precisamos acabar com esse paradigma", brinca Bortolucci, complementando que na verdade tudo não passa de uma grande brincadeira e o mais importante é a interatividade entre os estados.

Prêmios

O Pé de Soja Solteiro, que este ano chega à sua 17° edição, terá como prêmios aos participantes motos, notebooks, TVs, GPS e ar condicionados. Haverá ainda o sorteio de um carro popular zero KM.

Entre as atrações culturais estão bingo, bailes para a terceira idade, festival da canção e shows com Alex & Yvan, Grupo Zíngaro, Marlon Maciel & Banda, Victor & Matheus, Banda GPS Portal e Banda Edição Especial.


Voltar


Comente sobre essa publicação...