25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Câmara sediou seminário que define rumos do esporte em Campo Grande

Publicado em 11/05/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em parceria com a Câmara Municipal, a Prefeitura de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), realizou no último dia 8 um seminário para debater com a sociedade a elaboração do Sistema Municipal de Esporte e Lazer. O evento propôs um novo direcionamento para as políticas públicas de esporte e lazer para Campo Grande, contou com a presença de autoridades como o ministro do esporte Leonardo Picciani, o prefeito Marcos Trad, o presidente da Câmara Municipal, Professor João Rocha, a vice-governadora Rose Modesto, o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, além dos deputados estaduais Marcio Fernandes, Herculano Borges e Antonieta Amorim, e do deputado federal Carlos Marun.

O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, explicou a proposta da criação de um Sistema Municipal de Esporte e Lazer para a Capital. “Hoje ficará marcado na história da cidade, como um divisor de águas para o esporte. O sistema será uma ferramenta de gestão de políticas públicas para o esporte e lazer. O nosso compromisso, com a criação deste sistema municipal é definir com transparência e responsabilidade as competências dos entes federativos responsáveis pelo esporte. Além disso, trabalhar pela construção de conselhos, para acompanhar e fiscalizar as atividades que estão sendo desenvolvidas no setor. É fundamental também que haja conferências, ouvindo efetivamente cada cidadão, para que possamos construir uma política que represente o desejo e anseios da população, a partir dessas conferências, criar um plano municipal de esporte e lazer. Isso irá definir em longo prazo, uma política de planejamento. E por fim, criar um fundo municipal, que defina claramente de onde vem o recurso para investimento na política de esporte e lazer e saber para onde vai este recurso, quais critérios adotados”, pontuou Rodrigo Terra.

O Ministro dos esportes, Leonardo Picciani, parabenizou o projeto desenvolvido e defendido pelas três esferas de governo. “Quando as esferas de governo somam esforços, quem ganha é a população, quando os políticos se perdem na briga de vaidades, quem perde é a população. Saio daqui hoje muito feliz, em ver a defesa dos gestores de Mato Grosso do Sul na valorização do esporte. Devemos valorizar os gestores que valorizam os esporte como uma política pública de primeira grandeza, todos aqueles que acreditam no potencial transformador do esporte, potencial de inclusão social, potencial econômico, na geração de emprego e de oportunidades. Parabenizo a todos por essa ação, colocando isso na lei do município, independente de quem estiver a frente do governo. Aqui hoje somos todos do partido do esporte, que supera as dificuldades, aceita desafios, e traz alegria e esperança pra o nosso País. Pode ter certeza, o Ministério do Esporte será parceiro de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul, na promoção de política pública do esporte, vamos ajudar na recuperação dos parques, na conquista da pista de atletismo, isso tudo é mérito de cada um de vocês aqui presente, que uniram forças, para gerir o esporte em Mato Grosso do Sul, por valorizar o esporte brasileiro”, afirmou. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Professor João Rocha, o evento foi o primeiro passo. “Hoje se torna um marco histórico para nossa cidade, tenho certeza que vai irradiar para outros municípios do Estado e do país e também para os governos estaduais. A união é que vai fazer com que essa crise se transforme em criatividade e vitória. E vitória se consegue com as mãos unidas e bons princípios, com políticas públicas verdadeiras”, avaliou. A opinião do presidente da Casa de Leis também foi compartilhada pela vice-governadora Rose Modesto. “Eu sei o efeito que o esporte provoca na vida das pessoas, combatendo a violência, e também na prevenção da saúde. Hoje inicia a construção de um novo modelo para o esporte, junto com a população, que sabe das dificuldades enfrentadas no dia a dia”, acrescentou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *