Semana On

Quarta-Feira 11.dez.2019

Ano VIII - Nº 374

Coluna

Fish and Chips

Tradicional prato britânico que agrada a todos

Postado em 02 de Maio de 2017 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Peixe e fritas ou Fish and chips ou, ainda, "fish 'n' chips" é um prato típico da culinária do Reino Unido. Consiste em peixe frito envolvido num polme, acompanhado por batatas fritas. Inicialmente era vendido embrulhado em folhas de jornal, como ainda acontece em algumas regiões do país. Durante décadas, dominou o setor das comidas compradas prefeitas naquele país e também na Austrália e na Nova Zelândia. Tornou-se também bastante popular em certas partes da Nova Inglaterra, no Canadá, na Irlanda e na África do Sul.

O prato tornou-se um modo de alimentação barato e rápido entre os membros da classe operária britânica, com o desenvolvimento rápido da pesca com rede de arrasto no mar do norte, na segunda metade do século XIX. Antes disso, os pescadores usavam linhas compridas para apanharem apenas peixes grandes, de alta qualidade e de águas profundas, como o linguado. Os arrastões, por outro lado, obtinham um conjunto de peixes de alta qualidade misturados com peixes mais baratos, que os pescadores começaram por deitar ao mar, por falta de mercado. Contudo, à medida que os preços do transporte ferroviário baixaram, foi possível levar este peixe mais barato para regiões do interior do país, tornando-se fácil de obter a um preço baixo para um número maciço de consumidores.

Na Inglaterra, o peixe frito e as batatas fritas surgiram separados nos menus há muitos anos, apesar das batatas só terem chegado à Europa no século XVII. Tendo sido originalmente um prato judaico, o peixe frito foi levado para a Holanda e para a Inglaterra por judeus portugueses e espanhóis sefarditas, nos séculos XVII e XVIII, na sequência da sua fuga às perseguições movidas pela inquisição. Este prato também foi introduzido pelos portugueses no Japão, onde hoje é conhecido como tempura.

Tornou-se popular num âmbito mais alargado em Londres e no sudeste da Inglaterra em meados do século XIX. Charles Dickens menciona um "armazém de peixe frito" no seu romance "Oliver Twist", publicado em 1838. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se no norte da Inglaterra o comércio das batatas fritas. Afirma-se, de forma discutível, que a primeira loja de batata frita foi fundada num mercado de Oldham. Porém, existe incerteza quanto ao local e à data em que os dois produtos foram combinados para se tornarem a indústria de peixe com batatas fritas que existe hoje no Reino Unido. O primeiro registro de uma loja de peixe com batatas fritas em Londres indica que foi aberta em 1860 ou 1865, por Joseph Malin, apesar de se indicar ter sido antes criada outra loja por um 'Sr. Lees' em 1863 no norte da Inglaterra, em Mossley, no Lancashire.

 

Fish and Chips

Ingredientes

4 unidade(s) de batata

óleo de soja para fritar

1/2 kg de pescada branca em iscas

1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

1 colher(es) (café) de sal

1 colher(es) (café) de bicarbonato de sódio

1 colher(es) (chá) de vinagre branco

1 xícara(s) (chá) de água

Modo de preparo

1. Lave, descasque e corte as batatas em palitos de 1 cm de espessura. Após cortadas, mantenha os palitos em água bem gelada. Aqueça bem o óleo em uma frigideira funda.

2. Retire da água gelada, somente a porção de batatas que será imediatamente frita, tomando o cuidado de seca-las bem com um pano limpo.

3. Vá fritando as batatas aos poucos, para que o óleo não esfrie demasiadamente. Quando estiverem douradas, retire com uma escumadeira e transfira para uma tela, grade ou peneira de ferro (se colocar em papel absorvente elas murcharão). Mantenha aquecidas.

4. Em um recipiente, misture o sal e a farinha. A parte, misture o bicarbonato e o vinagre. Adicione a mistura de vinagre a a água à mistura de farinha e mexa bem, até que fique uma massa homogênea.

5. Seque bem as iscas de peixe e mergulhe-as na massa, fritando em óleo quente apenas 5 iscas de cada vez, para que não grudem umas nas outras. Quando prontas, proceda como as batatas e escorra em tela, grade ou peneira de ferro.

6. Sirva o peixe com as batatas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...