29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Após empregar tia de secretário, Marquinhos nomeia namorada do sobrinho

Publicado em 17/03/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Parece que a farra das nomeações na administração do prefeito Marquito Trad (PSD) não vai ter fim. Depois de empregar a tia do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto, a senhora Ana Cassia Nogueira Vieira Pedrossian, para o cargo de ouvidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o prefeito alterou o Estatuto dos Servidores Públicos do Município para legalizar a nomeação da namorada do sobrinho, Fabio Trad Filho, filho do ex-deputado federal Fabio Trad.

Com a manobra, Marquinhos Trad conseguiu regularizar a situação da advogada Vanessa Joseph Mouniergi Chamoun, 24 anos, nomeada no dia 8 para assumir a Corregedoria-Geral do Município. Ela está na Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência desde 3 de janeiro deste ano, conforme a primeira nomeação no Diário Oficial, feita no dia 25 daquele mês. Em seguida, ela foi exonerada em fevereiro e renomeada no dia 8 deste mês, com data retroativa ao dia 3.

A nomeação garante o salário de R$ 4,8 mil à jovem – sem considerar a gratificação de 100% -, foi ilegal. A Lei Municipal Complementar 190/2011, sancionada por Nelsinho Trad (PTB), determinava que só ocupante de cargo efetivo poderia ser nomeado para ser o corregedor-geral do município. O único requisito cumprido por Vanessa é ser formada em Direito, pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Manobra

Os servidores municipais lotaram a Câmara de Vereadores para pressionar a aprovação, em regime de urgência, a mudança na Lei Orgânica para regularizar o pagamento do Pro Funcionário, que beneficia 850 pessoas e está atrasado desde a posse do atual prefeito. Surgiu a oportunidade perfeita para Marquinhos Trad regularizar a vida da namorada do sobrinho.

Com a emenda incluída, os vereadores aprovaram a mudança no Estatuto do Servidor. Beneficiaram os administrativos da educação e, na surdina, Vanessa, a namorada do jovem Fábio Trad Filho, que já comanda a Corregedoria-Geral do Município desde o dia 3 deste mês.

Apesar de pouca experiência e com apenas 24 anos de idade, ela será a responsável por apurar eventuais deslizes éticos e administrativos cometidos pelos funcionários da prefeitura. Será muita responsabilidade, mas que renderá uma ótima experiência para a jovem advogada.

Tia de secretário

A outra nomeação irregular é a de Ana Cassia Nogueira Vieira Pedrossian, esposa do ex-deputado federal Pedro Pedrossian Filho, que foi candidato a prefeito de Campo Grande pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira) e, por acaso, é tio do atual secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto.

Pepê, como Pedro Pedrossian Filho é conhecido, foi, no primeiro turno das eleições municipais, um ardoroso crítico da candidatura de Marquito Trad, tendo, inclusive, pegado pesado com o então candidato nos debates transmitidos pelas emissoras de televisão locais.

Além disso, no segundo turno das eleições, ele chegou a informar que os integrantes do partido estavam “liberados” para apoiar quem quiserem. “Particularmente, não vou aderir a nenhuma campanha, ficarei neutro”, disse na época.

Agora, passados três meses, a história é outra e a esposa dele ocupa cargo comissionado na atual administração graças à influência do sobrinho junto a Marquito Trad, que está abusando da ultrapassada e velha prática de cometer nepotismo cruzado. É, caros leitores, a cada dia que passa, mas a coisa fica feia pelos lados do Paço Municipal.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *