26/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Via Parque receberá novas pistas e sinalização

Publicado em 17/03/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande espera resolver dentro de aproximadamente 70 dias um dos gargalos do trânsito da capital: o congestionamento na rotatória das avenidas Mato Grosso e Nelly Martins, por onde chegam a circular 30 mil veículos diariamente.

A obra, orçada em R$ 1,6 milhão, é resultado de convênio firmado entre Governo do Estado por meio do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

“Há anos Campo Grande pede uma solução para o trânsito nessa região, e agora que de fato ela irá acontecer, precisamos colaborar para que ela seja realizada. Buscando vias alternativas, reprogramando horários, e principalmente tendo muita paciência, a fim de evitar maiores transtornos” o pontuou Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis .

Segundo o gerente de fiscalização da Agencia Municipal de Transito (Agetran) Carlos Guarini, a previsão de duração da obra é de aproximadamente 70 dias. “Trata-se de um projeto amplo, que inclui instalação de semáforos, redução da rotatória para inclusão de terceira faixa e o replantio de árvores nos canteiros centrais da Avenida” ressaltou, alertando que além da Avenida Mato Grosso, os servidores devem evitar também a Rua Antônio Maria Coelho.

Basicamente, o projeto consiste na instalação de um conjunto de semáforos para regular o fluxo do trânsito na rotatória, que perderá dois metros de circunferência e ganhará duas faixas adicionais de rolamento. Esta alteração permitirá que, ao invés de um, três veículos trafeguem de forma simultânea.

Atualmente, embora haja espaço suficiente para dois carros passarem, via de regra, só um acaba circulando de cada vez. O resultado é a formação de congestionamentos diários, sobretudo, nos horários de pico, especialmente pela manhã e ao final da tarde, coincidindo com o início e o término do expediente nas repartições públicas instaladas no Parque dos Poderes.

A pesquisa de tráfego realizada no local, que serviu de base para definição deste formato de solução viária adotado, mostrou que pela  Mato Grosso descem, em média, de segunda a sexta-feira, 17.990 veículos. Em compensação, na pista contrária (sentido, centro/Parque dos Poderes), sobem  18.320. Esta frota cai drasticamente no trecho da avenida depois da rotatória, em frente do Conjunto Coophafé: na pista centro/Parque dos Poderes, passam 11.502 veículos e na outra, Parque/centro, 13.015.

Além de diminuir o tamanho da rotatória, haverá redução de dois metros de canteiro central  (de cada lado) da Mato Grosso (numa extensão de 300 metros na direção do Parque dos Poderes e 80 de metros no sentido centro/bairro). Com isto, nestes trechos a avenida vai ganhar duas pistas adicionais, ficando três para o trânsito de veículos e uma quarta para o transporte coletivo.

Os semáforos terão diferentes ajustes de tempo do verde e do vermelho, dependendo do horário e do dia da semana. Pela manhã, por exemplo, quando é maior o fluxo de pessoas que vão iniciar o expediente,  o verde vai demorar mais na pista centro/Parque dos Poderes. Ao final da tarde, quando as pessoas estão voltando para casa, usando a outra pista, a situação se inverte.  No restante do dia e aos finais de semana os tempos ficam iguais.

Outras intervenções

Além da redução do tamanho do canteiro central da Mato Grosso  e da rotatória,  foram feitas algumas intervenções pontuais  para criar uma alternativa de acesso à região do Bairro Carandá, com abertura da Rua Antônio Teodorowick . Esta rua liga  a Antônio Maria Coelho a  Pedro  Martins  e daí chega a Vitório Zeolla.

Com a proibição de conversão  à esquerda, para quem sobe a Mato Grosso, em direção ao Carandá, a melhor alternativa para não aumentar o trajeto até o retorno é ir pela Antônio Maria Coelho (onde haverá duas pistas centro/bairro e uma terceira, bairro/centro) e daí seguir pela Antônio Teodorowick.

Está programada a instalação de semáforos na Antonio Maria Coelho com a Rua Ingazeiro e nas esquinas com a Antônio Teodorowick e  Lillian Oshiro.  Haverá semáforo também no cruzamento da Mato Grosso com a Antônio Teodorowick. Estão previstos melhorias em bocas de lobo e rebaixamento de caixas telefônicas. A primeira versão do projeto (que previa  a retirada da rotatória) foi descartada porque implicaria em proibir conversões a direita ou a esquerda,  já que não há semáforos de quatro tempos e nem alternativas viárias para garantir alguns acessos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *