28/03/2024 - Edição 540

True Colors

Após tratamento, casal de lésbicas divide a tarefa de amamentar filha

Publicado em 16/03/2017 12:00 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um casal de lésbicas da Austrália ficou conhecido por um fato inusitado: as duas mães são capazes de amamentar a filha recém-nascida. Claire Eden-McIlroy, de 29 anos, e Steph Eden-McIlroy, de 26, estão juntas há cinco anos e tiveram a primeira filha em janeiro. Apesar de o bebê ter nascido de Claire após uma doação de esperma, Steph também produz leite para amamentar a pequena.

O casal trabalhou com uma obstetra particular durante a gravidez de Claire para entender como seria o processo para Steph produzir leite o suficiente para amamentar . Desde que soube que isso era possível, Steph se dedicou à tarefa. “Mesmo sem engravidar, você ainda pode nutrir e alimentar uma criança do seu corpo”, explica Claire ao "Daily Mail Australia". “É uma forma de ela se conectar com o bebê e me ajudar”, completa.

Steph passou então a usar uma bomba de sucção para estimular seus seios a produzirem leite. O processo era feito diariamente, a cada duas horas, por dez minutos. Além disso, ela tomou remédios para estimular o hormônio prolactina, que desencadeia a produção de leite materno. Com esse método, Steph consegue alimentar a criança duas vezes por dia: uma de manhã e outra à noite. “É totalmente natural e confortável.  É algo que nós fazemos todos os dias na nossa casa”, afirma Claire.

História em fotos

Para comemorar a nova família, Claire e Steph posaram para a fotógrafa Lacey Barrat depois de ver um anúncio em uma rede social. A sessão de fotos foi feita quatro semanas após Claire dar à luz e durante os cliques, o casal contou a história da amamentação . 

Isso deu ideia a Lacey de fotografar Claire e Steph amamentando a filha .  “Eu senti que era importante compartilhar duas mulheres amamentando sua filha. Muitas pessoas não sabem que você ainda pode amamentar mesmo sem engravidar”, diz a fotógrafa.

Lacey compartilhou as fotos no Instagram. “Podemos falar sobre amamentar e casais do mesmo sexo por um minuto? Podemos falar sobre o quanto isso é normal? Ter o desejo de dividir responsabilidades com o seu parceiro é normal e possível”, disse Lacey na legenda. A imagem teve centenas de curtidas.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *