19/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Corumbá divulga programação oficial do carnaval com atrações nacionais

Publicado em 16/02/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A prefeitura de Corumbá divulgou a programação oficial do maior e mais animado carnaval do Estado, que terá, além da apresentação das escolas de samba, blocos e cordões, shows na Praça Generoso Ponce com a Banda Cheiro de Amor, Bateria Batuque Digital (Rio de Janeiro) e a presença de um cantor gospel, cujo nome ainda não foi confirmado. As atrações nacionais foram anunciadas pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A Banda Cheiro de Amor comandará a sexta-feira de carnaval, a partir da meia noite. A Bateria Batuque Digital se apresentará na terça-feira. Já o show gospel será a novidade para este ano, no sábado, 4 de março. De acordo com o prefeito, o evento atende ao pedido da comunidade evangélica do município, que deseja participar de forma mais efetiva da folia de momo corumbaense.

Já começou

Em Corumbá já é carnaval. A abertura aconteceu no dia 25 de janeiro, com a inauguração da exposição de fotografias dos antigos carnavais e fantasias, no antigo Hotel Galileo, onde atualmente funciona a Fundação de Cultura. No dia 12 de fevereiro, foram escolhidas as três melhores marchinhas compostas por artistas da terra, em evento realizado no Porto Geral.

Dando continuidade à folia, neste sábado, às 18h, a passarela do samba (Avenida General Rondon) será aberta com o tradicional ensaio técnico das escolas de samba. Para o domingo, 19, a programação fica por conta da escolha da Corte de Momo, no Porto Geral, a partir das 19h. Ao final, o público contará com apresentação da Mocidade Independente da Nova Corumbá, atual campeã do grupo especial das escolas de samba.

Ainda no período pré-carnavalesco, haverá oportunidades de entretenimento aos amantes do carnaval. Na quarta-feira, 22, o Carnaval da Melhor Idade acontecerá no Centro de Convivência dos Idosos, às 09h30. Para a noite, o Bloco Chama o Bombeiro promete agitar o centro da cidade, a partir das 20h. A concentração será na rua Frei Mariano, entre as Ruas Joaquim Murtinho e Porto Carreiro.

Blocos oficiais

Na quinta-feira, o tradicional Bloco de Sujos Chupeta dará início aos desfiles do dia. A concentração será na rua Cuiabá, às 20h. Também com a concentração às 20h, na rua XV de novembro entre Joaquim Murtinho e Cabral, o Bloco da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ‘Somos Cravos, Somos Rosa’, descerá para a avenida. Finalizando a noite, às 22h, acontecerá a Coroação da Corte de Momo e o Desfile de Fantasias, no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube.

Oficialmente, a programação de 24 a 28 de fevereiro trará novidades aos foliões, como: o Samba no Busão, criado como atrativo aos usuários do transporte público; bloco Sandálias de Frei Mariano, desfilando em novo dia e horário. Em 2017, o bloco sairá no dia 25, às 10h, com a concentração na rua Frei Mariano, esquina com a Cuiabá; e a roda de samba no Porto Geral, a partir das 10h30.

Para a sexta-feira, dia 24, primeira noite oficial do maior carnaval do Centro-Oeste brasileiro estão programadas a descida do Bloco Cibalena que terá sua concentração na rua Ladário, às 17h; seguido do bloco independente Sem Limite na Folia, que terá sua concentração na rua Frei Mariano, a partir das 21h. Os shows no palco central da praça Generoso Ponce terão inicio às 22h e seguirão até as 04h.

No sábado, 25, a noite na Avenida General Rondon, a diversão ficará por conta da disputa dos onze blocos oficiais, que desfilarão em busca do titulo de 2017. Iniciando com o Afro Samba, segue com Os Intocáveis, Flor de Abacate, Nação Zumbi, Bola Preta, Arthur Marinho, Praia, Bola e Cerveja, Vitória Régia, Águia da Vila, Oliveira Somos Nós, e, finalizando, o Clube dos Sem.

Afoga o Ganso

O bloco independente Afoga o Ganso, que estará concentrado na rua Dom Aquino, às 23h, descerá às 02h30 para a passarela do samba com seu trio elétrico e a banda Chiclete com Banana. Logo em seguida, começa o baile popular na Praça Generoso Ponce.

No domingo, 26, o carnaval matinal volta com o cortejo da Corte de Momo, pela Feira Central, localizada na rua Ladário. Já às 10h30, a roda de samba no Porto Geral convida a todos para ouvir boa música, bem como contemplar as belezas naturais e o conjunto arquitetônico da cidade. As crianças não poderiam ficar de fora da folia, por isso, às 17h, na Praça da Independência, haverá baile infantil.

À noite, a partir das 19h, o desfile das escolas de samba do grupo de acesso será iniciado, na seguinte ordem: Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal e Imperatriz Corumbaense.

Grupo Especial

O Bloco independente Biriguis, que estará concentrado na rua Dom Aquino, às 23h, descerá para a avenida às 02h30. O baile popular, na Praça Generoso Ponce, terá inicio às 02h.

A segunda-feira trará para a Avenida, às 19h, as escolas do Grupo Especial: A Pesada, Marquês de Sapucaí, Mocidade Independente de Nova Corumbá, Unidos da Vila Mamona e Império do Morro, pela ordem de desfile.

O bloco independente Desculpintão, que estará concentrado na Rua Frei Mariano, às 23h30, descerá para a avenida às 02h30. O baile popular, na Praça Generoso Ponce, terá inicio às 03h.

Carnaval Cultural

Finalizando o período momesco, o dia 28, terça-feira, reserva ao público o Carnaval Cultural com o desfile, a partir das 19h, dos bonecões, Corte de Momo, carros antigos, fuscas, Pastorinhas, Marinheiros, bloco do frevo, além dos tradicionais cordões carnavalescos Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho. O Bloco dos Palhaços se apresentará às 22h30.  O show nacional da Bateria Batuque Digital acontecerá às 2h.

Na quarta-feira, 1º de março, a apuração dos votos das escolas de samba e blocos oficiais acontecerá na avenida General Rondon, às 16h.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *