24/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Honda mostra conceito de moto que fica de pé, mesmo sem apoio

Publicado em 12/01/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Honda apresentou na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, um conceito de moto que não tomba, quando parada. A tecnologia foi chamada de Riding Assist, e funciona com um sistema robótico, capaz de movimentar a roda dianteira para evitar que a motocicleta caia até mesmo em velocidades mais baixas.

Em um vídeo (veja abaixo), a empresa japonesa demonstra o sistema com pessoas sobre a moto, que fica de pé, mesmo sem o apoio. Segundo a Honda, a tecnologia é baseada no veículo Uni-Cub, um pequeno assento capaz de transportar uma pessoa usando o movimento do corpo do "condutor".

O Riding Assist funciona com uma espécie de atuador, um pequeno motor elétrico, capaz de corrigir a trajetória da moto fazendo correções na direção.

No final do vídeo, a Honda ainda sugere que a motocicleta tenha um sistema de direção autônoma. Uma funcionária pressiona um botão na moto e sai da sala de demonstração. Então, a moto começa a seguir a pessoa até a porta.

Moto que não cai

Em outubro do ano passado, a BMW mostrou um conceito de moto "que não cai" em comemoração aos 100 anos da empresa (veja a seguir).

De acordo com a Motorrad, a Vision Next 100 pode dispensar o uso de qualquer aparato de segurança, como capacte e roupas de proteção. Isso porque a motocicleta pode detectar situações de perigo e agir preventivamente para evitar acidentes.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *