28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Governo Federal baixa taxa de juros de linhas de crédito do Centro-Oeste

Publicado em 23/12/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Governo Federal reduziu as taxas de juros das duas principais fontes de financiamento de empreendimentos empresariais e rurais em Mato Grosso do Sul. Em sua última reunião do ano de 2016, realizada na quarta-feira (21), o Conselho Monetário Nacional (CMN), revisou para baixo os juros dos empréstimos feitos juntos ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Segundo o Governo do Estado, a medida auxilia a atração de novos empreendimentos.

A partir de 1º de janeiro de 2017, as taxas de juros dos dois fundos caem em média 1 ponto percentual, recuando de 11,18% para 10%, no caso do FCO e de 9,5% para 8,5% no FDCO. Essa mudança, aliada à oferta de um volume maior de recurso disponível para Mato Grosso do Sul em 2017 – R$ 2,2 bilhões no FCO e R$ 783 milhões no FDCO – oferece condições mais favoráveis para a atração de novos empreendimentos do setor privado no Estado e para a geração de novos empregos.

A pauta da redução das taxas de juros no FCO e FDCO foi apresentada e debatida pelo Estado de Mato Grosso do Sul na última reunião dos governadores do Fórum Brasil Central ocorrida em novembro. No mesmo período, em reunião com o ministro Henrique Meirelles, o governador Reinaldo Azambuja apresentou as justificativas do bloco e defendeu o pedido de revisão dos percentuais.

“Temos agora um conjunto de condições favoráveis à expansão e financiamento de novas atividades privadas no próximo ano”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck,


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *