24/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Seu pet sonha com você, afirmam cientistas

Publicado em 22/12/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O que sonham os animais? Para um estudo encomendado pela USA Network em homenagem à estreia da série Falling Water, que explora as relações entre sonho e realidade, o canal a cabo perguntou ao público: se pudessem rastrear os sonhos de alguém, quem escolheriam?

Os animais de estimação conquistaram o topo da lista, mas “hackear” sonhos, como se sabe, ainda não é uma realidade. Em vez disso, eles conversaram com a dra. Deirdre Barrett, professora e psicóloga da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, sobre o que sabemos a respeito dos sonhos de animais.

Todas as hipóteses sobre o que animais sonham — se é que eles realmente sonham — são especulação, disse a especialista em em entrevista à People. Os únicos que já demonstraram ter sonhado são os gorilas Koko e Michael, que aprenderam a se comunicar por sinais.

O que sabemos é que a maioria dos mamíferos tem um ciclo de sono similar ao dos humanos, passando pelo estágio de sono profundo em que o cérebro fica menos ativo e pelo REM (Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos), quando ocorrem os sonhos com os humanos.

As diferenças principais envolvem tamanho: ratos passam por esses estágios mais rapidamente, então é provável que seus sonhos sejam mais curtos e mais frequentes. Elefantes têm um ciclo maior do que o dos humanos, então seu sono profundo pode durar mais. Répteis e peixes não possuem esses mesmos ciclos e é possível que durmam sem sonhar qualquer coisa.

Já os humanos sonham com aquilo que os interessa durante o dia, ainda que de maneira mais visual e menos lógica. E não há razão para pensar que isso seria diferente com os animais. Considerando que cachorros costumam ser bastante próximos de seus donos, é provável que eles sonhem com seu rosto, seu cheiro e com as atividades que ele pratica quando está junto do dono.

Cientistas têm evidências mais consistentes sobre os gatos. Um dos primeiros pesquisadores a analisar esse tema, Michel Jouvet eliminou a área do cérebro dos gatos que inibe movimentos durante o sono REM e percebeu que gatos dormem quase sem se mexer durante os outros estágios do sono, mas fazem vários barulhos e movimentos notáveis no ciclo REM.

Barrett acredita que os animais podem sonhar que estão correndo, por exemplo. Estados vigorosos do sono REM, segundo um de seus experimentos, deixam os movimentos do corpo ainda mais pronunciados e é grande a possibilidade de que o cão ou gato também estejam em movimento no sonho. A melhor maneira de produzir sonhos menos estressantes, sugere a psicóloga, é promover experiências agradáveis durante o dia e deixar o animal dormir em um espaço confortável e seguro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *