29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Abrir e encerrar empresas de forma simples e rápida já é realidade para 75% da população de MS

Publicado em 08/12/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O processo de abertura e fechamento de empresas em Mato Grosso do Sul já está mais simples e rápido para 75% da população do Estado. A meta foi atingida nesta semana com a adesão da Prefeitura de Dourados à RedeSimples. O governador Reinaldo Azambuja e o prefeito de Dourados, Murilo Zauith, juntamente com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e o presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Augusto de Castro, assinaram o acordo de resultados e o termo de cooperação técnica para a adesão do município à RedeSimples.

A assinatura foi realizada na cerimônia de inauguração de dois novos laboratórios do Senai em Dourados, que vão atender as indústrias de alimentos e bebidas da região sul do Estado, promovida pela Fiems. Com a inclusão de Dourados, agora chega a 25 o número de municípios sul-mato-grossenses que se integraram à RedeSimples. A simplificação e agilização do processo de abertura e fechamento de empresas no Estado já está implantada e em funcionamento nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Paranaíba, Sidrolândia, Maracaju, Chapadão do Sul, Aquidauana, Coxim, Rio Brilhante, Cassilândia, São Gabriel do Oeste, Jardim, Aparecida do Taboado, Amambai, Costa Rica, Ivinhema, Mundo Novo, Terenos, Bodoquena, Jateí e agora, Dourados .

De acordo com o secretário Jaime Verruck, “com a adesão de Dourados nós estamos cumprindo uma meta que era a de atingir 80% das empresas do Estado. Chegamos a 81% de cobertura do total das empresas, que é de 168 mil. É um processo de simplificação para estimular o empreendedorismo. Conseguimos uma cobertura excepcional em termos de população e do número de empresas abrangidas”, informou.

Após a assinatura, o titular da Semade lembrou que na gestão do governador Reinaldo Azambuja o tempo médio de abertura de empresas no Estado foi reduzido de 36 para 17 dias. “A RedeSimples é um processo que envolve não somente a Jucems, mas também as prefeituras municipais, o licenciamento ambiental, o Corpo de Bombeiros e a Sefaz. Estamos trabalhando a otimização em cada um desses órgãos de tal forma que gente consiga, até o final dessa gestão, que o prazo de abertura de empresas caia para 8 dias”.

O secretário Jaime Verruck acrescentou ainda que a otimização dos serviços prestados pelo Estado é fundamental para o processo de desenvolvimento econômico. “Criar o ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios e a rede de simplificação vem exatamente nessa linha. Para isso contamos com a expertise da consultoria do Sebrae, fundamental em todo esse processo. É mais um avanço para facilitar o processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Dourados, Elizabeth Salomão, comemorou a adesão. “Para nós é uma satisfação. O processo de adesão foi bem estudado por nossa equipe atendendo às solicitações do prefeito. Agora, vamos colocar em prática já a partir da próxima semana, com treinamento da equipe. É uma conquista para o município e fundamental para a nossa economia”, avaliou.

Para o presidente da Jucems, Augusto de Castro, “a adesão de Dourados é importante porque nós ampliamos a base da população do Estado atingida para 1,97 milhão de pessoas. Dourados representa 9% do total de empresas do Estado, é uma região economicamente muito ativa e a RedeSimples vai facilitar para o empreendedor e melhorar o ambiente de negócios”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *