18/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Seu cachorro se lembra das coisas que você faz

Publicado em 01/12/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os cachorros são ainda mais inteligentes do que se pensava. Um estudo publicado no periódico Current Biology mostra que os cães conseguem se lembrar das ações dos humanos, mesmo se não houver uma recompensa envolvida.

A relação dos animais com a memória é diferente da dos humanos. Os cachorros, por exemplos, podem ser treinados para memorizar comandos e até nomes de objetos, além de se lembrarem naturalmente de pessoas e lugares. Até então, alguns cientistas suspeitavam que a memória deles fosse episódica, ou seja, eles conseguiriam ter uma noção relativa de tempo a ponto de recordarem de detalhes sobre um evento. 

A cientista Claudia Fugazza, do grupo de pesquisas MTA-ELTE Comparative Ethology, resolveu testar essa hipótese. Em conjunto com cientistas da Universidade Eotvos Lorand, na Hungria, ela realizou experimentos utilizando uma técnica chamada "faça como eu faço", na qual o cachorro vê uma pessoa realizando uma ação e, em seguida, faz o mesmo.

Durante as experiências, os treinadores faziam ações simples, como tocar um guarda-chuva ou dar um pulo, por exemplo, e diziam "faça!" para os cachorros, que repetiam o que tinham visto os humanos fazendo. O método é a melhor forma de tentar entender exatamente do que e como os cães se lembram de acontecimentos. 

Esse exercício por si só não era o suficiente para provar que os cachorros têm memória episódica, porque era importante provar que eles conseguiriam se recordar de eventos mesmo quando isso não fosse esperado deles. Por isso, após treinarem 17 cães de diferentes raças com o método "faça como eu faço", eles fizeram uma segunda bateria de brincadeiras, na qual os bichinhos tinham que ficar deitados após verem os humanos realizando suas ações. 

Assim que os cachorros ficaram acostumados com o segundo exercício, os treinadores os surpreenderam retomando a técnica original — e os  pets se lembraram do que tinham que fazer, mesmo não tendo um motivo para isso. Ao longo do tempo, a memória do treinamento foi ficando cada vez mais fraca. 

Os pesquisadores acreditam que outros animais também possam ter memórias episódicas. "Da perspectiva da evolução, isso implica que a memória episódica não é exclusividade dos cachorros e não evoluiu só nos primatas, mas em outros membros do reino animal", disse Fugazza no anúncio do estudo. Ela pretende continuar estudando o mesmo tipo de memória em outros animais. 

Até lá, fique atento: seu cachorro se lembra.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *