28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Cachorros sabem diferenciar tipos de latidos

Publicado em 07/07/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Latidos nem sempre agradam aos ouvidos, mas a verdade é que essa importante forma de comunicação pode dizer muito sobre os cachorros. Um estudo publicado na Applied Animal Behaviour Science afirma que os pets latem e agem de maneira diferente quando escutam latidos de cachorros que não conhecem.

O time de pesquisadores – que já havia comprovado em um estudo de 2005 que as pessoas sabem diferenciar as emoções caninas por meio dos seus latidos – realizou no novo artigo um experimento para tentar entender as reações dos animais a latidos diversos. Os cientistas perceberam que em seus habitats naturais (dentro de casa), os cachorros reagiram de diferentes formas.

Tocando gravações dos latidos de cachorros conhecidos e desconhecidos, o intuito da pesquisa era entender se há diferentes respostas aos animais próximos e aos totalmente estranhos. O resultado mostrou que a diferença é gritante: quando o latido é de um pet desconhecido, os cachorros testados ficaram mais tempo em frente à cerca de suas casas, já com os conhecidos não costumavam “perder” tanto tempo. Também foi possível concluir que os cachorros se aproximavam mais e latiam menos em resposta aos latidos amigos; e ao contrário para com latidos "anônimos".

Para os pesquisadores, esses animais são capazes de prestar atenção e compilar informação dos latidos de outros cachorros quando se encontram em um ambiente habitual, como as suas casas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *