16/04/2024 - Edição 540

True Colors

O que ninguém explicou para você sobre o movimento LGBT

Publicado em 28/10/2016 12:00 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ninguém nasce sabendo. É natural ter dúvidas sobre os movimentos sociais e o movimento LGBT está incluso nisto, especialmente por ser uma comunidade com termos complexos e pouco usuais para quem não está inserido nela.

Pensando nisto, organizamos um glossário com os principais termos que você precisa saber para entender o movimento LGBT. Separado por breves capítulos, esse é um guia completo e simples com todos os conceitos que você precisa saber.

Orientação Sexual

Orientação Sexual é a capacidade de atração sexual, romântica e/ou emocional que uma pessoa tem em relação as outras. É estabelecida, em geral, com base no sexo das pessoas que se relacionam. "Opção Sexual" é um termo erroneamente empregado para se referir a orientação sexual. Outras expressões que estão relacionadas ao conceito de orientação sexual são:

Homossexualidade

É quando se sente atração afetiva, física e/ou estética por pessoas do mesmo sexo. É importante reiterar que o termo correto é homossexualidade, e não "homossexualismo".

Lésbica

Lésbicas são mulheres homossexuais. É importante distinguir mulheres homossexuais de homens homossexuais por uma questão de luta: as pautas dentro do movimento LGBT são diferentes.

Butch

Mulheres lésbicas consideradas mais masculinizadas.

Femme

Mulheres lésbicas consideradas mais feminilizadas.

Gay

Gays são homens homossexuais.

Heterossexualidade

É quando se sente atração afetiva, física e/ou estética por pessoas do sexo oposto.

Bissexualidade

É quando se sente atração afetiva, física e/ou estética por pessoas do mesmo sexo e também do sexo oposto. Não se trata de uma orientação mista, "metade hétero e metade homossexual", mas uma completa característica de pessoas que se atraem por ambos os sexos.

Assexualidade

É quando a pessoa não sente ou sente baixa atração afetiva, física e/ou estética por outras pessoas. É um termo polêmico, pois há um debate se este seria uma orientação sexual ou, na verdade, uma disfunção sexual.

Identidade de Gênero

Percepção interna individual de uma pessoa em relação a seu gênero. Está ligada a quanto o indivíduo se identifica, ou não, com o que ele entende por gênero, independentemente de essa identidade estar de acordo com seu sexo.

Transsexual

Pessoa que se identifica com um gênero diferente do qual foi designada ao nascer e que busca reconhecimento social de acordo o gênero que se identifica.

Travesti

Termo bastante comum no Brasil e em outros países de língua latina. Refere-se a pessoas que incorporam características atribuídas a outro gênero, o que não significa negação do próprio sexo.

Transgênero

Termo pouco usado no Brasil e que serve para se referir a pessoas trans de maneira mais abrangente, incluindo travestis e transexuais.

Não-Binário

Pessoas que não se identificam como mulheres e nem como homens, que criticam a binariedade do sistema de gênero.

Outros termos

Intersexual

"Hermafrodita" não é mais uma expressão usada no meio LGBT e foi substituída pelo termo intersexo. Intersexual se refere a pessoas que tenham alguma condição genética e/ou somática que implica em uma anatomia reprodutiva e sexual adversa e não ajustada às definições sociais relativas a masculino e feminino.

Heteronormatividade

Normas sociais relativas à heterossexualidade, forma de agir considerada padrão pela moral social.

Transição

Fase de transição de pessoa não-trans para pessoa trans, que pode incluir cirurgias, uso de hormônios e outros procedimentos clínicos. Há pessoas trans que passam por destransição, movimento de reversão da transição.

Papéis de gênero

Construção social e cultural imposta a homens e mulheres referente a forma como cada um deve agir, se vestir, se portar e assim por diante.

Queer

Termo anteriormente usado como xingamento para pessoas homossexuais nos Estados Unidos (equivalente a "bicha", em português), queer foi apropriado pelo movimento LGBT e ressignificado. O conceito se refere a um movimento teórico e político de análise de gênero.

Siglas

GLS

Gays, Lésbicas e Simpatizantes. O último termo se refere a pessoas que são heterossexuais, mas apoiam o movimento. O termo caiu em desuso por ser excludente.

LGBT

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis, sendo os dois últimos inclusos na letra T. Sigla mais frequentemente utilizada para se referir à população em questão.

GLBT

Mesma sigla da anterior, porém com a inversão de Gays e Lésbicas.

LGBTI

Mesma sigla de LGBT, mas com inclusão de Intersexual.

LGBTQI

Mesma sigla de LGBT, mas com inclusão de Queer e Intersexual.

É fundamental para o movimento LGBT que tais termos e conceitos fiquem claros tanto para quem faz parte dele como para quem não faz. Assim, mesmo quem não vive na pele a opressão que o grupo sofre consegue entender melhor a luta do movimento.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *