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Ecologia

Mitsubishi lança série especial da L200 Triton Savana

Publicado em 09/04/2014 12:00 -

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A Mitsubishi apresentou a versão da picape L200 Triton Savana, que ganha uma série especial em comemoração aos 20 anos do rali de regularidade da marca. Serão apenas 200 unidades, vendidas a R$ 118.990 cada.

A L200 Triton Savana 20 anos Mitsubishi Motorsports vem com rodas de liga leve na cor grafite, bordado "Savana" na cor do carro nas sobrecapas de neoprene dos bancos, emblema de 20 anos da competição na traseira e lateral, adesivos especiais nas portas traseiras e capô, além da cor bege Jizan na pintura externa, criada especialmente para o modelo.

"Para deixar a série especial ainda mais exclusiva para os proprietários, os modelos serão numerados e identificados de 1 a 200 com uma plaqueta 'Limited Edition' no painel do veículo", explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.

A comercialização será através do site da montadora (www.mitsubishimotors.com.br).

Elementos exclusivos

O conjunto de suspensão tem o sistema SDS (sigla para "suspensão esportiva dinâmica", em inglês), que reduz o movimento da carroceria e promete deixar o veículo mais estável, tanto no asfalto como no uso off-road.

Os amortecedores possuem o dispositivo Full Displacement, que, segundo a empresa, compensa a diferença de pesos quando a picape está carregada ou vazia, além de não projetar o conjunto rodas/suspensão com velocidade nos buracos.

Completando o pacote, os veículos contam também com o LSD Hybrid no diferencial traseiro, que permite a transposição de obstáculos severos, já que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.

Força e tração

A L200 Triton Savana é equipada com o motor diesel de 3.2 L DID-H, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, corrente de comando, turbo intercooler frontal. A potência é de 180 cavalos a 3.500 rotações por minuto e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm, e câmbio manual de cinco marchas.

O sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4×2 – somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e promete economia de combustível e menor nível de ruído, 4×4 – tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc., e a 4×4 com reduzida – indicada para uso em situações em que se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado LSD Hybrid.

A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Segurança

O chassi é projetado para aumentar a resistência à flexão e à torção. A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada, em caso de colisão, coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno colapsáveis, barras de proteção lateral, além de airbag duplo.

O sistema de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda. Segundo a montadora, essa tecnologia mantém o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.


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