25/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Mercedes-Benz mostra conceito de picape média premium

Publicado em 27/10/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Mercedes-Benz revelou no último dia 25 o conceito da picape média que será produzida na Argentina e vendida no Brasil até 2020. Chamada de Classe X, a novidade tornará a marca alemã a primeira entre as consideradas "premium" a entrar no segmento.

O modelo é fruto de uma parceria com a Renault-Nissan e tem como base a plataforma da nova geração da Nissan Frontier (NP300), que terá produção no país vizinho no ano que vem, mas deve ser vendida por aqui só em 2018.

A Renault Alaskan, recém-lançada na Colômbia e que virá para o Brasil em 2 anos, também é derivada da Frontier.

No entanto, a picape da Mercedes-Benz recebeu engenharia e desenho alemães, segundo a fabricante.

A produção, em parceria com a Renault-Nissan, começa no final de 2017 na Espanha, para abastecer o mercado europeu, australiano e sul-africano. O modelo para o Brasil será feito na fábrica da Renault em Córdoba, na Argentina, com previsão para 2018.

A apresentação mundial ocorreu na Suécia, com a presença do presidente da Daimler, Dieter Zetsche, que lembrou a curiosa história de uma picape da Mercedes, a 220 D, fabricada na Argentina em um curto período nos anos 1970.

Duas versões da X-Class foram apresentadas. A "stylish performer" na cor branca tem o visual mais requintado e clássico, com rodas de 22 polegadas e toques de madeira no interior.

Já a "powerful adventurer", em amarelo, é claramente para quem pretende abusar da capacidade fora de estrada, com 1,90 metro de altura, grande distância do solo e pneus para todos os terrenos.

Segundo a montadora, a versão topo de linha da futura picape será empurrada por motor V6 a diesel com tração permanente nas 4 rodas. Essa combinação terá capacidade de carregar 1,1 tonelada na caçamba ou de puxar até 3,5 toneladas.

Picapes em alta

A montadora alemã acredita que o segmento será um dos mais atrativos nos próximos anos, combinando capacidade de carga com o conforto de carros de luxo. A X-Class terá como principais mercados a América Latina, África do Sul, Austrália e Europa.

Outras marcas também estão de olho no segmento. Em janeiro, durante o Salão de Detroit, a Hyundai apresentou um conceito de picape, chamada de Santa Cruz. O objetivo era a receptividade do público. Com os bons resultados, a montadora coreana já afirmou que avalia uma possível versão para produção.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *