18/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Guarda Municipal inicia curso para porte de armas

Publicado em 14/10/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Campo Grande inicia na próxima segunda-feira (17) o 1º Curso de Patrulheiros Preventivos da Guarda Civil Municipal de Campo Grande, que tem por objetivo formar os primeiros profissionais aptos a portar arma de fogo em atividade operacional. Ao todo serão formados 103 Guardas Civis Municipais selecionados a partir de rigoroso processo, tendo sido submetidos a testes intelectuais, físicos, psicológicos e investigação social.

O curso contendo aproximadamente 600h abrangerá conhecimentos práticos e teóricos acerca do Tema Patrulhamento Preventivo Armado, seguindo como norte o prescrito na Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Civis no Brasil) com ênfase na Proteção aos Direitos Humanos. 

"Esta é uma etapa histórica da GCM, vencida com muito sacrifício e oposição daqueles que queriam que a GCM permanecesse num processo de atraso ou que as oportunidades de crescimento profissional se circunscrevesse apenas a GCM’s escolhidos por critérios pessoais, como foi no último processo seletivo iniciado no primeiro semestre de 2015. O ex- secretario, por resolução, definiu que 20% das vagas seriam estabelecidas pela cota pessoal do chefe da pasta. Revogamos a resolução atendendo aos critérios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade e da conveniência bem como cancelamos o processo seletivo citado atendendo à recomendação do Ministério Público e iniciamos um novo que finaliza com a matrícula dos aprovados e a execução do curso", disse o secretário municipal de Segurança Pública, Major Luidson Noleto.

Ainda segundo Noleto, a nova sede do Comando da GCM, bem como o Centro de Formação e Desenvolvimento (CEDESP), serão inaugurados em breve. “A meta é formar 150 profissionais por ano, chegando a 750 homens e mulheres armados até 2021”, destacou o secretário. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *