Semana On

Sábado 31.out.2020

Ano IX - Nº 417

Coluna

Com ou sem glúten?

Confira uma deliciosa receita de torta sem farinha.

Postado em 05 de Agosto de 2016 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ele está presente em massas como o pão, o macarrão, o bolo, etc, mas não é um carboidrato, e sim uma proteína. Na verdade, um conjunto delas. O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta. O glúten tem a função de deixar a massa mais elástica para ser trabalhada e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada.

Quando adicionamos água à farinha de trigo, de cevada ou de centeio e começamos a misturar essa massa, a gliadina e a glutenina, antes dispersas no endosperma, finalmente se encontram e fazem pontes entre si. É assim que se forma o glúten, que tem a função de deixar a massa mais elástica para ser trabalhada e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada, como acontece com o pão e o macarrão.

Outra função importante do glúten é ajudar no crescimento do bolo e do pão. Quando sovamos o pão, por exemplo, o glúten se desenvolve e forma uma rede. Também é o glúten que dá uma textura macia ao bolo, à pizza e ao macarrão e faz com que sejam, como o pão, alimentos bem fáceis de mastigar.

Torta de liquidificador sem farinha

Ingredientes

(Para uma torta pequena - 20 cm diâmetro)

3 Ovos

2 colheres (sopa) de requeijão, cream cheese ou creme de ricota (podem ser light)

2 colheres (sopa) de farelo de aveia (sem glúten para quem tem restrição)

1 colher (sopa) de polvilho azedo

½ colher (sopa) de fermento pra bolo

3 colheres (sopa) cheias de salsinha, cebolinha ou manjericão fresco

Cerca de 2 xícaras de recheio de sua preferência (costumo usar ricota amassada refogada com cebola e alho, couve flor e brócolis)

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Bata os ovos no liquidificador por 2 minutos. Acrescente o farelo de aveia, o requeijão e o polvilho, o sal e a pimenta e bata por mais 2 minutos. À mão, misture o fermento e as ervas frescas até que fique homogêneo. Junte à massa o recheio que desejar, distribua em uma fôrma untada e salpique com queijo ralado e/ou páprica e leve para assar em forno médio pré-aquecido até firmar e dourar.

Dica da Vera

Esta torta contém lactose. Importante deixar registrado que o uso de ervas frescas nessa receita é essencial para alcançar um bom resultado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...