19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura lança novo portal de transparência

Publicado em 04/08/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande apresentou na última quinta-feira (4) o novo Portal da Transparência do município. O cidadão poderá acessar informações relativas a orçamento, receita, despesa, prestação de contas, licitações e salários de servidores. A disponibilização dos dados – seguindo a legislação nacional – foi exigência do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria Geral da União (CGU). O portal da Prefeitura, até então, era considerado um dos piores do Brasil.

O desenvolvimento do portal, segundo a Prefeitura, foi feito pelo Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI). Eder Lima, da equipe de desenvolvimento web da autarquia, afirma que a nova ferramenta fornece dados de forma mais clara e de acordo com a lei.

O presidente do IMTI, Francisco Natalino, disse que o portal foi desenvolvido em WordPress, tecnologia usada pela maioria dos órgãos públicos. Possibilita salvar os dados (fazer downloads das informações) e tem algumas ferramentas de busca.

Por enquanto, segundo Lima, somente parte dos dados estará disponível – o mínimo exigido pela lei. Estarão disponíveis as informações relativas aos últimos seis meses. No entanto, a ideia é disponibilizar todos os dados a partir de 1996.

Segundo o secretário municipal de Receita, Disney Fernandes, a ferramenta deve passar por aprimoramentos nos próximos meses. Um deles deve ser a possibilidade de cruzamento de informações.

Clique aqui para acessar o portal de transparência da Prefeitura de Campo Grande, a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *