19/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Toyota Etios ganha versão mais cara do que Mitsubishi Lancer

Publicado em 04/08/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Cerca de 4 meses após lançar a linha 2017 do Etios, a Toyota anunciou a chegada da nova versão topo de linha do compacto, a Platinum. Ela chega nas versões hatch e sedã, por R$ 62.490 e R$ 65.990, respectivamente.

Com os valores acima de R$ 60 mil, o Etios se aproxima de veículos de segmentos superiores, fato que tem sido observado em veículos compactos, como os novos Chevrolet Onix e Prisma, que também batem os R$ 65 mil.

Quase preço de Corolla

Com os quase R$ 66 mil do Etios Platinum sedã, é possível comprar um Mitsubishi Lancer 2.0 manual, de R$ 65.190, segundo o site da marca. Se o consumidor quiser seguir na Toyota, basta investir R$ 3.050 e adquirir um Corolla GLi CVT. Lembrando que ambos são sedãs médios.

Voltando ao Etios, a versão Platinum será oferecida apenas com câmbio automático de 4 marchas e motor 1.5 de 107 cavalos e 14,7 kgfm de torque máximo.

"Sempre existe essa pequena diferença entre uma versão topo de linha de um carro menor e a básica de um maior. O cliente que procura o Etios Platinum às vezes não precisa de mais espaço ou não deseja de modelo maior", diz Roger Armellini, gerente de produto e marketing.

Para ele, a versão tem como foco o cliente "que procura bom nível de equipamentos e design, e faz parte do segmento de compactos premium". Ele classificou as configurações topo de linha de Onix e Hyundai HB20 como concorrentes.

A expectativa da Toyota é que a Platinum represente 10% das vendas da gama, cerca de 6 mil unidades por ano.

Visual só dele, 'made in Brazil'

A Toyota não irá apostar em um pacote de equipamentos muito melhor na versão Platinum. O argumento de compra para esta versão é mesmo um visual diferenciado na comparação com as demais opções.

Para-choques dianteiros e traseiros foram redesenhados. A grade do radiador, na cor do veículo, também recebeu mudanças. No sedã, ainda há um aerofólio, que sugere (apenas sugere) esportividade do veículo. As rodas de liga leve são de 15 polegadas, enquanto lanternas ganharam máscara escurecida.

Esse desenho é o primeiro exercício do centro de pesquisa e desenvolvimento da Toyota no Brasil. "Antes, se quiséssemos uma lanterna com máscara negra, tínhamos que mandar o pedido para o Japão. Agora, podemos fazer no Brasil", explica Armellini.

Sobre uma extensão do desenho para outras versões: "temos que ver a aceitação do público. Se for bem, podemos oferecer em outras versões".

Perguntado sobre se o visual pode ser adotado por toda a linha, gerente de produto afirma que acompanhará a aceitação do público. "Se for bem, podemos oferecer em outras versões", diz.

Nem tão equipado assim

A configuração mais cara do Etios tema, além de ar-condicionado, direção elétrica e quadro de instrumentos digital, que são de série para o modelo, bancos de couro, controle de velocidade de cruzeiro e volante com comandos de aúdio.

Há ainda sensor de ré e central multimídia com TV digital e câmera de ré, mas sem possibilidade de espelhamento de celular, como a versão XLS (a partir de R$ 57.720 no hatch e de R$ 56.950 no sedã) tem.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *