29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Tropeiros da Querência se apresentam no Calçadão Cultural no sábado

Publicado em 14/07/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Neste sábado (16), o projeto Calçadão Cultural será palco para do show da Cultura Gaúcha, do CTG Tropeiros da Querência. O evento acontece a partir das 9h30 no calçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho.

O CTG Tropeiros da Querência foi fundado em 1990 em Campo Grande para preservação da tradição gaúcha e integração com a cultura sul-mato-grossense. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, é uma instituição sem fins lucrativos que tem em sua essência preservar o culto ao tradicionalismo e a integração com a cultura sul-mato-grossense. Conforme afirmam seus representantes, a linha de ação no que se refere ao movimento tradicionalista, não vê fronteiras entre o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul, onde se cultiva uma tradição rica em preservação e disseminação cultural, seja através da arte em si, como na dança, na música, na literatura, seja através do inter-relacionamento com o meio em que estamos situados.

O CTG Tropeiros da Querência tem por finalidade difundir, cultuar, defender, preservar as tradições gaúchas, sua história, seu folclore, seus usos e costumes; mantendo sempre vivos os preceitos tradicionalistas de hospitalidade, lealdade, cavalheirismo e apego à terra natal, e integrar-se com a cultura sul-mato-grossense. Para isso, são desenvolvidas várias atividades no decorrer do ano dentro das modalidades: artísticas, culturais, literárias, esportivas e campeiras, promovendo a integração com a comunidade em geral.

Hoje o CTG atende mais de 200 integrantes divididos nas seguintes modalidades:120 grupos de danças tradicionais em categorias pequena querência (5 -7 anos), mirim (7-12 anos), juvenil (13-17 anos), adulta (acima de 18), xiru (acima de 30) e veteranos (acima de 50), 20 integrantes Chulas em diversas categorias 15 Declamadores,15 integrantes de conjuntos vocal 10 interpretes musical, 30 integrantes (15 casais) de danças tradicionais de salão. Além de vários outros integrantes que disputam diversas modalidades individuais em rodeios e festivais como por exemplo bocha, bolão, truco entre outros.

Serviço

Calçadão Cultural
16 de julho de 2016 – sábado
Local: R. Barão do Rio Branco– esquina com a 14 de julho
Horário: 9h30


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *