Semana On

Sexta-Feira 05.mar.2021

Ano IX - Nº 432

Coluna

Casa do Vidro

Sustentabilidade em Bonito.

Postado em 08 de Julho de 2016 - Débora Bordin

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

É impossível pensar em Bonito (MS) e não falar de sustentabilidade. O município é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Apesar disso, se não houver ações de preservação, pode perder todos os encantos ou até desaparecer. Foi seguindo esta lógica que Carlos Cardinal criou, em 2014, a Casa do Vidro. A iniciativa é reconhecida na cidade e ficou em 2º lugar no prêmio Parceiros do Trade do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, ano passado.

Cerca de 80% do vidro de Bonito já é reaproveitado hoje pela fábrica. Oito pessoas trabalham para transformar em utilitários e objetos de decoração – como lustres e vasos – o que muitos ainda enxergam como lixo. Em dois anos e meio de existência, 50 toneladas de matéria-prima receberam uma nova utilidade pelas técnicas de jateamento, cola e corte.

E a ideia não para por aí: atualmente a casa conta com 150 toneladas de material que aguardam nova destinação. “Hoje vendemos nossos produtos em lojas, aqui na casa e pela internet. Agora, estamos lutando para que Bonito abrace essa causa, que os turistas venham nos visitar mais e que nossos produtos sejam divulgados e usados pelo comércio local”, defende o idealizador do projeto.

Devido ao reconhecimento pela Casa do Vidro, Carlos conduziu a tocha no percurso de Campo Grande (MS), no último dia 25.

Serviço:

facebook: \Fabricadovidro

Endereço: Rua Afonso Pena, 587, Bonito (MS)

Telefone: (67) 3255-3987


Voltar


Comente sobre essa publicação...