24/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Por que seu cachorro te segue por toda parte?

Publicado em 10/06/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Se você tem um cachorro, já deve ter passado por uma situação deste tipo: durante uma conversa despreocupada ao telefone, o seu amigo de estimação fica por perto. Ele não dá muita bola para você, entretido com um brinquedo ou simplesmente ensaiando uma soneca. De repente, a conversa fica animada, e você passa a rir e falar de maneira divertida. E sua alegria parece agir como um ímã para o olhar do seu bichinho. E age mesmo.

De acordo com um estudo publicado na edição desta semana da revista Current Biology, os cachorros possuem áreas do cérebro mais sensíveis a sons carregados de emoção. Essa característica cerebral, dizem os autores do estudo, pode ajudar a explicar a grande afinidade entre cães e humanos e traz boas pistas sobre a história evolutiva do animal.

Attila Andics, neurocientista da Universidade Eotvos Lorand (Hungria) e um dos autores principais do estudo, explica que pouco se sabe sobre os mecanismos sociais e emocionais dos animais. E como humanos e cães têm uma longa história de parceria, nada mais justo buscar entender melhor como esses bichos reagem ao mundo. “Os cachorros vivem com os seres humanos, nós compartilhamos um ambiente social muito semelhante há dezenas de milhares anos. Mas nós sabemos muito pouco sobre como o cérebro do cão codifica sinais sociais e emocionais dos homens e de outros cães”, destaca o cientista.

Mas o amor não é a única razão que faz com que seu cachorro queira ser seu parceirão número 1 pra sempre. Você pode ser um pouco desleixado enquanto come e o seu cachorro fica te seguindo só por causa do farelo de salgadinho que ficou grudado na sua roupa e nas mãos. Sabe como é, coisa de cachorro.

Um outro estudo feito com cães em bando revelou que eles tendem a seguir o cachorro mais amigável e não o líder. Então, o fato do seu pet te seguir por aí o tempo todo como uma fã que busca um autógrafo sugere que ele se sente seguro ao seu lado e significa que você está fazendo algo que ele curte.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *