28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

UEMS e UNEMAT vão estudar a origem dos nomes de cidades de MS

Publicado em 03/06/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) vai permitir que professores das duas instituições realizem uma pesquisa sobre a origem e o significado dos nomes das cidades de Mato Grosso do Sul. Esse mesmo estudo já foi realizado no estado vizinho resultando no livro “Atlas Dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras: um estudo Semântico-Enunciativo do Mato Grosso” lançado nesta semana, na Unidade da UEMS em Campo Grande.

Um dos organizadores do livro e coordenador da pesquisa, professor doutor Taisir Mahmudo Karim falou aos alunos da graduação e pós-graduação em Letras sobre a pesquisa, em palestra realizada pelo projeto “Os sentidos de índio na marcha para Oeste: uma análise na mídia jornalística de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul (UEMS/FUNDECT/CNPq)”. “Nossa vinda aqui é justamente para propor esse projeto das cidades do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso já temos um livro da primeira fase do estudo. Aqui vamos trabalhar juntos, os professores da UNEMAT e da UEMS, para podermos apresentar até o início do ano que vem um livro com a pesquisa das cidades de MS”, explicou o professor Taisir.

No estudo realizado no Mato Grosso, vários nomes de cidades podem ser destacados como Feliz Natal e Sorriso. Segundo Taisir a pesquisa envolve a história da cidade e a semântica dos acontecimentos. “Você precisa enquanto linguista, tentar contar a historia dessa nomeação e explicar como uma palavra como Sorriso ou a expressão Feliz Natal, se torna nome de uma cidade”, contou Taisir.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *