19/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Comida enlatada para cachorro: boa ou ruim?

Publicado em 16/01/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Assim como tem gente que gosta de verde e pessoas que gostam de amarelo, as opiniões a esse respeito são muitas. O que vamos destacar abaixo é a nossa opinião. Isso não significa necessariamente que é uma verdade absoluta. Cada caso é um caso e você precisa avaliar se dar comida enlatada ao seu cachorro – no caso específico de vocês – é algo benéfico ou não. Embora a grande maioria dos cães adore a comida enlatada, nós achamos mais recomendável oferecer ao pet a ração seca.

Mas por que vocês recomendam a ração seca? Vamos listar abaixo 3 motivos que consideramos suficientes para a escolha.

Em primeirísimo lugar pelo efeito natural de raspagem e limpeza dos dentes do animal, que contribuem para a redução da formação de tártaro. E a boa saúde bucal do seu cão é algo no qual você deveria prestar muita atenção!

Segundo, a ração seca é mais pobre em gordura e mais rica em carboidrato – isso é excelente para animais que têm tendência a engordar, ou que necesitam perder peso.

Em terceiro lugar a comida úmida é muito mais cara do que a seca. E boa parte dela é… água!

Se você acostumar seu pet a comer comida enlatada, úmida, ou restos da sua própria refeição, será bastante difícil fazer com que ele se acostume a comer a ração seca.

Vejam, não somos contra a adoção da comida enlatada – mas ela deve ser dada em pequenas quantidades, em ocasiões específicas e nunca como a principal fonte de alimentação do cão.

Cuidado com os filhotes

Se você acostumar seu pet a comer comida enlatada, úmida, ou restos da sua própria refeição, será bastante difícil fazer com que ele se acostume a comer a ração seca.

Caso isso aconteça nossa dica é que você passe a administrar a comida da seguinte forma: misture à ração seca uma ou duas colheres da enlatada. Sirva e deixe-o comer. Seu cachorro não vai comer tudo.

Posivelmente apenas a parte úmida. Por causa disso, retire a tigela de ração e só volte a alimentá-lo horas depois. Como estará com mais fome, é provável que pase a comer com mais vontade a parte seca oferecida.

Sim, o método parece cruel, talvez deixe seu amiguinho com fome um ou dois dias, mas ele acabrá entendendo que deve comer a ração seca.

Na medida em que ele se adaptar, você deve retirar completamento do cardápio dele a comida enlatada, só servindo a ração seca.

Quanto aos filhotinhos, o ideal é servir para eles uma papinha de desmame.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *