Coluna
Aprenda a montar um visual adequado sem parecer careta.
Postado em 06 de Maio de 2016 - Luis Alexandre
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
Algumas empresas não pedem tanta formalidade no modo de se vestir dos funcionários, e é aí que mora o perigo. Quando não existe a obrigatoriedade de uniforme ou roupa social, fica mais difícil saber que peças do guarda-roupa são mais compatíveis com o ambiente de trabalho. Isso porque, mais que combinar as peças, esse look precisa ter bom senso e ser criativo. Por isso, separamos algumas dicas para você não pagar mico no ambiente profissional.
Peças coringas
Existem peças que nunca podem faltar no seu guarda-roupa para montar o look do trabalho. São elas: camisa, calça jeans escura, camiseta de gola pólo, camiseta básica de cor neutra e sapatilha.
Camisa
Tem gente que não usa porque acha que essa peça deixa o visual muito sério, mas não é bem assim. Hoje já existem camisas mais joviais, como as com mangas mais curtas ou as de estampas. Camisa de cor escura e uma calça jeans, por exemplo, deixa o look moderno. As xadrezes, por sua vez, estão super na moda e estão liberadas para trabalhar!
Na medida certa
Roupas muito coladas ao corpo jamais caem bem no ambiente de trabalho, mas isso também não quer dizer que você tenha que usar uma peça quatro números maior que o seu corpo. Evite usar essas peças largas para não ficar com um visual “relaxado”. A dica aqui é equilibrar o look: você pode usar uma legging ou uma calça skinny com uma camisa ou camiseta mais longa e soltinha. Se usar uma blusa mais justa, escolha uma calça mais larga.
Saias, vestidos e bermudas
Não estão proibidos de serem usados no trabalho, mas é preciso bom senso. O comprimento não pode ser menor que três dedos acima do joelho e o tecido não pode ser leve para não marcar. Para acompanhar essas opções, vá de sapatilha. Quando usar saia ou bermuda, aposte em uma blusa de manga e com pouco decote para equilibrar o look, assim como a dica anterior. Short, jamais!
Não aposte
Deixe para os ambientes fora do trabalho roupas muito justas, calça de cintura baixa, decotes exagerados, blusa tomara-que-caia, transparências e bijus muito grandes. Peças com brilho também não são bem-vindas.