28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Programa Vale Universidade Indígena segue com inscrições abertas até o dia 9

Publicado em 06/05/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As inscrições do Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) continuam abertas até o dia 9 de maio. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e trabalho (Sedhast) alterou a resolução do programa para que mais indígenas sejam beneficiados. Entre as mudanças para este ano estão o aumento do benefício social, que passou de R$ 300 para R$ 602,42, e o fim da exigência de um indígena por família, ou seja, agora mais membros da mesma família poderão participar do programa. O PVUI é exclusivo para acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Nesse processo seletivo de 2016 estão disponíveis 172 vagas para novos acadêmicos. Outra mudança é que não precisarão mais apresentar o Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena) expedido pela Funai, que era exigência nas edições anteriores. O documento solicitado neste ano será o documento de registro civil, no qual deverá constar a etnia e aldeia do postulante.

O Programa Vale Universidade Indígena tem como objetivo dar oportunidade ao acadêmico indígena da UEMS, apoiando a permanência na instituição, mediante a concessão de benefício social (incluindo o auxílio financeiro mensal, mais ajuda para o vale-transporte.

Executado pela Superintendência de Projetos Especiais (Suproes), o PVUI oferece ao acadêmico a oportunidade de experiências profissionais em forma de estágios em órgãos da administração pública federal, estadual e municipais, além de organizações não governamentais. As atividades terão carga horária de 12 (doze) horas semanais, cumpridas em 04 (quatro) horas diárias, no período matutino ou vespertino, compatível com o horário escolar. No primeiro ano do curso, essa atividade será, necessariamente, cumprida na UEMS, por meio de projetos e programas que objetivem a minimização das dificuldades iniciais.

Requisitos

Para se inscrever no programa o candidato deve ser indígena; ter renda familiar de no máximo três salários mínimos; residir no Estado há pelo menos dois anos; não possuir outro curso superior; estar matriculado em cursos presenciais da UEMS; não ter reprovação em nenhuma disciplina do curso e, se selecionado para o benefício, ter frequência mínima de 80% nas disciplinas cursadas no ano letivo.

Serviços

Interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site da Sedhast a partir de segunda-feira (dia 25) e preencher a ficha de inscrição, as demais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (67) 3314-4827, 3314-4841, 3314-4842 e 3314-4890.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *