29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Bustos de Marçal de Souza e Marta Guarani são inaugurados no Parque das Nações Indígenas

Publicado em 28/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Parque as Nações Indígenas ganhou nesta semana os bustos dos líderes indígenas Marçal de Souza e Marta Guarani. Participaram da inauguração das peças Edna de Souza, filha de Marçal; Susiê Guarani, filha de Marta, e Valquíria, Eder e Marlene Parlagreco, filhos e esposa do falecido escultor Paulo Rubens Parlagreco, autor dos bustos.

 “Reconhecer a trajetória de luta desses povos é importante para que a sua memória seja preservada. Esse é um momento histórico para nós, povos indígenas. Agradecemos a Sectei que organizou essa celebração. Nossa luta jamais poderá ser esquecida. Eles morreram lutando pelos seus direitos. Quando Marçal morreu eu tinha oito anos, não tive a oportunidade de conhece-lo. O Paulo [Parlagreco] que fez essa escultura vai deixar nossa marca de luta. Nem com a dor da perda de muitos de nossos parentes nós deixamos de lutar”, disse a subsecretária de Políticas Públicas Indígenas, Silvana Terena.

A filha de Marçal de Souza, Edna, agradeceu a homenagem em reconhecimento pela luta dos povos indígenas. “Meu pai tinha consciência que em breve poderia morrer por essa causa. Hoje não existem mais pessoas desse timbre. É uma homenagem àquele que chegou no limiar da sensibilidade do povo indígenas para que outras pessoas possam se identificar nesses momentos a luta do povo. Ele idealizou a união das nações indígenas do Brasil inteiro a lutar pelos seus direitos. Ele morreu em 25 de novembro de 1983. As ideias nunca morrem, perpetuam-se através dos séculos”.

Marçal de Souza, o Tupã-Y (pequeno Deus), foi defensor incansável dos povos nativos brasileiros e sul-americanos e um dos líderes precursores das lutas dos guaranis pela recuperação e pelo reconhecimento de seus territórios ancestrais em Mato Grosso do Sul e estados vizinhos. Foi também um dos criadores do movimento indígena brasileiro, tendo sido um dos fundadores e participado da primeira diretoria da União das Nações Indígenas.

Marta da Silva Vito (Marta Guarani) nasceu em 29 de julho de 1942 na aldeia Jaguapiru, em Dourados. As principais lutas giraram em torno da demarcação de terras indígenas, do reconhecimento da dignidade do povo indígena e do combate à opressão de índios e índias. Mudou-se para Campo Grande em 1975 e conseguiu feitos importantes, como a criação da Delegacia Regional da Funai em Amambaí e a fundação da Associação Kaguateca, buscando a unificação dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul e o agrupamento das nações Kadiwéu, Guarani, Terena e Caiuá.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *