25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura amplia Coleta Seletiva para mais 33 bairros da Capital

Publicado em 21/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande ampliou a coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares para mais 33 bairros da região urbana. Com essa medida, estão contemplados por esse atendimento aproximadamente 105 mil residências, em mais de 300 loteamentos urbanos em cerca de 47 bairros dos 74 instituídos nas regiões da cidade.

O serviço porta a porta é realizado por veículos coletores percorrendo os bairros, em horários e dias específicos, até duas vezes por semana, segundo um cronograma estabelecido e divulgado pela própria empresa.

Por meio da coleta seletiva de resíduos são recolhidos materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros e metais. Para tanto, é preciso que os moradores dos bairros atendidos pela coleta acondicionem os este tipo de lixos em sacolas plásticas específicas (preferencialmente verdes), deixando-as à vista na calçada, nos pontos da coleta regular dos dejetos domésticos.

Cooperativas organizadas de catadores de resíduos sólidos urbanos receberão os resultados de tais coletas, realizando a seleção do material reciclável na Usina de Triagem de Resíduos (UTR), instalada no bairro Dom Antônio Barbosa.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a administração continuará, paralelamente, a expandir seu processo de educação ambiental, orientando crianças, jovens e adultos para a manutenção de um ambiente urbano saudável e sustentável, priorizando os hábitos da separação seletiva de resíduos residenciais recicláveis.

Para conhecer e conferir as regiões e setores que atendidos pela coleta seletiva, acesse o site da Prefeitura Municipal de Campo Grande, no link http://www.pmcg.ms.gov.br/Semadur basta clicar na localidade desejada para acessar a informação sobre os dias e horários em que o veículo da concessionária estará circulando no bairro.

Mapa

Com a finalidade de orientar a população sobre os locais de entrega e coleta de materiais recicláveis, a Semadur elaborou um mapa da localização das cooperativas dos catadores de materiais recicláveis existentes na cidade. Também estão inseridas as empresas colaboradoras na coleta de resíduos sólidos. O objetivo é estimular os campo-grandenses a darem destino correto aos resíduos sólidos que produzem.

O mapa está disponível no site da Semadur e blog Campo Grande Sustentável, onde consta o endereço das cooperativas/ecopontos, o responsável pelo local e telefone para contato, apontando assim os locais mais próximos de ponto de coleta aos munícipes.

O trabalho das cooperativas é coletar e encaminhar os materiais para a destinação final correta. Dessa forma, os moradores da Capital contribuem com ações de sustentabilidade e consumo consciente dos resíduos. A reciclagem também pode ser realizada nos resíduos, tornando-os novos materiais e fonte de renda.

Segundo Aparecida Cristina Piccolo, chefe da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentável e Educação Ambiental da Semadur, a intenção é auxiliar a população na destinação correta destes resíduos e na construção coletiva de práticas sustentáveis “Dessa maneira, além de diminuirmos os volumes de materiais que iriam erroneamente para o aterro, a coleta seletiva e reciclagem propiciam caminhos para a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais”, destaca.

Para Rui Nunes, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a importância destas atividades beneficia o meio ambiente, os moradores da cidade e, especialmente, os catadores que dependem destes materiais. “O trabalho das cooperativas de catadores e empresas colaboradoras é de suma importância para o meio ambiente, reduzindo o descarte de materiais recicláveis no aterro, aumentando assim sua vida útil”, afirma.

A Semadur também divulga no site e blog empresas colaboradoras na coleta de resíduos sólidos contendo o endereço, telefone, quais materiais cada uma se propõe a recolher como, por exemplo, papel, papelão, alumínio, cobre, plásticos em geral, eletrônicos, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, vidros, resíduos de materiais de saúde, entre outros.

Serviço

Para obter mais informações sobre pontos de coleta, a população campo-grandense pode entrar em contato com a Semadur, na Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentável e Educação Ambiental, localizada na Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo telefone 3314-3294.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *