29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Semana Estadual dos Povos Indígenas começa na segunda

Publicado em 21/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dentro das celebrações ao Dia do Índio, comemorado no último dia 19, e com o objetivo de discutir e refletir sobre os sistemas de vida praticados pelos índios, sensibilizando a sociedade para com a causa indígena e contribuindo na elaboração de políticas públicas para as demandas desses povos, o Governo do Estado, realiza a partir do próximo dia 26 na Capital, a “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016” e o “I Fórum de Mulheres Indígenas de MS”.  Dentro das programações estão previstas ações como o curso “História e Culturas Indígenas” e palestra sobre a “Mulher Indígena e Globalização”. Os eventos têm entrada gratuita.

Realizada por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena (SPPPI), que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), a “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016”, acontece de 25 a 29 de abril, com apresentações culturais, mostra de cinema e minicursos, realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS), Morada dos Baís e Memorial da Cultura.

Dentro da Semana o “I Fórum de Mulheres Indígenas de MS”, terá a abertura realizada no dia 28, a partir das 8h, no teatro Aracy Balabanian, na Capital. Na programação do dia estão previstas atrações culturais como a dança Siputrena Mulheres da aldeia Taunay/Ipegue e ainda palestra sobre a Lei Maria da Penha.

Os eventos também contarão com parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio (Cedin/MS); da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Sectei).

Resumo da Programação

Dia 25: Abertura oficial, às 19h, na Morada dos Baís

Dia 26: Ritual com representantes de etnias, às 8h, no Parque das Nações Indígenas

Abertura de exposição fotográfica, às 13h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS)

Exibição de vídeos, às 19h30, no MIS

Dia 27: Mini cursos, a partir das 8h, no Centro Cultural José Otávio Guizzo

Dia 28: Abertura do Fórum de Mulheres Indígenas, às 8h, no MIS – palestras até às 17h; no Centro Cultural José Otávio Guizzo

Dia 29: Palestra “Mulher Indígena: família, educação e saúde”, dentro do Fórum de Mulheres Indígenas, a partir das 8h30 no Centro Cultural José Otávio Guizzo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *