28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Em Cuba, instituições estatais são obrigadas a adotar um cachorro

Publicado em 21/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em fevereiro de 2015, um guarda cubano cochilava tranquilamente quando foi acordado pelos latidos de um cachorro de rua. Até aí, nada de mais, já que centenas de cães habitam as ruas de Havana, a capital de Cuba. Ao perceber que os latidos insistentes não cessavam, o guarda resolveu averiguar o que estava acontecendo e flagrou uma quadrilha que tentava roubar aparelhos de ar condicionado.

"Fizemos uma cerimônia pública para homenagear o cachorro, que recebeu até um prêmio pela contribuição", conta Nora Garcia, presidente da Associação Cubana de Proteção das Plantas e Animais. Com o heroísmo involuntário do cãozinho, nasceu a ideia de encontrar uma vocação para os muitos animais que habitam as ruas da capital.

A ideia se desenvolveu e, um mês depois, o governo cubano determinou que todas as instituições públicas do Estado deveriam adotar, pelo menos, um cachorro. As novas casas dos caninos também seriam responsáveis pelo fornecimento de cuidados médicos, pela atenção aos animais e, é claro, pelo carinho que eles merecem.

Para se certificar de que todas as instituições que adotaram um cão seguiriam cuidando dele, o governo desenvolveu uma base de dados que fornece a cada cachorro uma carteirinha com nome, número de registro, informações e telefone e endereço de moradia, além de uma pequena foto do animal. No verso da carteirinha, que eles carregam amarrados nos pescoços, há a frase "sou um cachorro de rua, não me maltrate".

Além de receberem carinho e atenção, os cãezinhos também labutam. No Museu da Metalúrgica de Havana, por exemplo, cinco cachorros descansam e dão voltas na entrada do prédio durante o dia, mas, à noite, ajudam os guardas no patrulhamento do prédio. 

No primeiro mês do programa, mais de 20 cãezinhos de rua foram adotados por instituições estatais. Neste mês, quando se completou um mês do programa, o governo estima que mais de três centenas de caninos já tenham sido adotados. "Esta ação beneficiou todo mundo. Os guardas se sentem menos entediados e têm companhia, ninguém machuca os cães e eles também estão mais calmos, não atacam ninguém", disse Dalia Garcia, zelador de um banheiro público e dono de dois cachorros que moravam na rua.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *