18/04/2024 - Edição 540

Artigo da Semana

Eu voto sim

Publicado em 21/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Excelentíssimo senhor presidente da Câmara, excelentíssimos senhores deputados, excelentíssimas senhoras deputadas.

Antes de declarar meu voto nesta data magna da nacionalidade, gostaria de homenagear meus familiares e amigos.

Primeiramente quero agradecer a minha mãe, dona Cotinha Nhambiquara, a mais afamada quituteira de toda a zona do Chapadão do Bagre, minha terra natal. Foi com ela, ajudando a fazer quitanda no fogão, que aprendi os rudimentos da vida parlamentar: "Rapadura é doce, mas não é mole não" e "Farinha pouca, meu pirão primeiro".

Também quero agradecer a meu pai, seu Totonho das Candongas, o mascate mais ladino de égua veia e burro cego de todo o vale do Pirambuhy. Desde pequeno na lida, o pai me ensinou a lei do mundo: gado a gente pega, tange, ferra, engorda e mata – e com gente é igualzinho. Brigado, meu velho!

Neste momento seu Totonho deve de estar acompanhando tudo lá do alpendre da fazenda São Bento do Tamanduá, perto do Fião, nosso fiel capataz. Abraço procê também, Fião! E vê se não me esquece de vacinar aquela novilhada guzerá que compramos do compadre Fiico – maio tá aí e com aftosa não se brinca, sô!

Gostaria ainda de mandar um beijo carinhoso à Priscila, minha filha recém-formada adevogada, e aos meus netos, os gêmeos Tadeu e Tadando, dois meninos especiais. A partir deste domingo tenho certeza de que eles terão um futuro bem melhor.

Desde pequeno na lida, o pai me ensinou a lei do mundo: gado a gente pega, tange, ferra, engorda e mata – e com gente é igualzinho. Brigado, meu velho!

E não poderia deixar de mandar aquele abraço afetuoso pro meu caçula, Marcelinho, o beque de espera mais parrudo do Buracão FC, rapaz totalmente dedicado ao esporte e que graças a Deus nunca me deu aborrecimento. Saudade, meu filho! Senta a botina nos adversários!

Escusado dizer, senhor presidente, senhores deputados, senhoras deputadas, que nada disso seria possível sem a ajuda, o carinho, a dedicação e a compreensão de minha amada esposa Deusdete; muito menos sem o apoio espiritual que sempre recebi de monsenhor Tonico de Jesus, meu confessor. A bênção, padre Tonico.

Ah, aproveito para mandar um alô à minha cunhada Maridete, lá do Varjão da Capivara, que faz uma goiabada cascão de se comer de joelhos. E ainda um abraço fraterno ao cabo D'Artagnan Ferrabrás, comandante do destacamento de polícia montada do vale do Pirambuhy, responsável pela segurança e pela tranquilidade de todos os meus eleitores.

Sendo assim, senhor presidente, senhores deputados, senhoras deputadas, e em nome de meu padrinho na política, dr. Michel Cunha Neves da Serra, em nome de minha família, de meus amigos, de meus eleitores e pensando apenas no bem do Brasil, eu voto sim! Voto SIM! Viva o vale do Pirambuhy, viva Chapadão do Bagre, viva o Brasil!

Fernando Paiva – Publisher da Custom Editora em São Paulo. Trabalhou na revista "Playboy", foi redator-chefe da "Quatro Rodas" e secretário-assistente de Redação da Folha


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *