24/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Detran dá dicas de como evitar o estresse no trânsito

Publicado em 08/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Sair mais cedo de casa para o trabalho, escolher caminhos alternativos para chegar ao seu destino, ser gentil, ser paciente, são algumas opções que a vida nos dá para evitarmos o estresse no trânsito.

Diariamente nos deparamos com pessoas reclamando e estressadas com as atitudes enfrentadas no trânsito. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre 13 e 17% dos motoristas brasileiros tem algum distúrbio comportamental no trânsito, e o estresse é um fator que acaba desencadeando esses problemas. Muitas vezes levando a brigas, discussões e até mesmo ocasionar acidentes e mortes no trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), vem propor a você motorista, que pratique a gentileza no trânsito. O trânsito é um espaço coletivo, por isso respeitar o direito do próximo é o primeiro passo para a construção de um transitar seguro, humano e tranquilo. Livre de estresse.

Confira a seguir algumas dicas para não se estressar quando estiver no trânsito:

1 – Faça uma programação antes de sair de casa, se você tem um compromisso com hora marcada, saia com bastante antecedência, pois é possível que tenha trânsito, e que você não consiga lugar para estacionar seu veículo logo, e não esqueça de ver com atenção qual o itinerário a ser realizado.

2 – Caso veja que realmente irá se atrasar, para não ficar nervoso, pare seu veículo em um local permitido, e ligue no local, dizendo que irá se atrasar, isso irá tranquiliza-lo.

3 – Mesmo estando passando por coisas difíceis, quando for impossível, de nessas condições, assumir o volante de um veículo, procure mentalizar coisas boas, nunca temos somente coisas ruins em nossas vidas, está ruim no trabalho?? Pense no casamento, filhos, lazer, etc.

4 – Caso se depare com algo estressante, procure respirar fundo, fazendo aquele movimento de inspiração, e expiração, pois o oxigênio acalma e dá uma nova energia para o condutor estressado.

5 – Procure ouvir músicas calmas e tranquilizantes enquanto guia seu veículo, isso dificulta o estresse.

6 – Se você fizer algo errado e outro motorista buzinar, peça desculpas, falta muita humildade no trânsito de hoje.

7 – Transforme a raiva em empatia, pense e deseje coisas boas ao motorista mal-educado, deseje uma boa viajem e que chegue no destino em segurança.

8 – Se tiver que enfrentar um condutor, pense antes de agir, agir por impulso, nunca dá bons resultados.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *