27/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Projeto Calçadão Cultural traz espetáculos da cultura japonesa neste sábado

Publicado em 07/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O calçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho, em Campo Grande, será palco neste sábado (9 de um espetáculo da Cultura Japonesa, a partir de 9h30. O evento faz parte do projeto Calçadão Cultural realizado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

O público poderá conhecer os grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko – taiko, Ryukyu Buyo – Odori, Grupo Sakura, grupo infantil de dança e o Seishun grupo de dança.

Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko

Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o Eisá como referência em suas coreografias.  O trabalho desenvolvido pelo grupo não se limita apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados.

Grupo Ryukyu Buyo

Ryubu foi fundado em 2000. Tendo como líder do grupo, Teruko Tanahara.
Ilha de singular musicalidade, Okinawa tem como um de seus patrimônios refinada dança, de extrema complexidade e elegância, e é sem dúvida uma das mais importantes de todas as expressões culturais japonesas. Vai desde o gênero clássico, desenvolvido durante o período do Reinado de Ryukyu, para serem apresentadas à nobreza real e missões chinesas, como refinada forma de tratamento e hospitalidade, ate a simplicidade e irreverencia do gênero folclórico, ambas indissociáveis do sanshin (violão japonês de três cordas).

Grupo Sakura

O grupo Sakura faz parte da AECNB – Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande. É composto por crianças a partir dos 2 anos cujo o intuito de divulgar a arte e cultura japonesa por meio da dança.

Grupo Seishun

O Grupo Seishun representa a Associação Okinawa de Campo Grande e é formado por jovens com idade mínima de 12 anos, descendentes ou não de japoneses, praticantes de um estilo de dança japonesa moderno, conhecido como "Yosakoi Soran".Essa dança tem origem folclórica, remontando à tradicional celebração da colheita e da pesca, mas com instrumentos e figurinos modernos, revigorando a cultura japonesa com bastante alegria e energia. Hoje, o grupo apresenta a sua coreografia básica, ensinada por uma professora que veio ensiná-los, diretamente do Japão.

Projeto

O projeto Calçadão Cultural busca aproximar os campo-grandenses de espetáculos artísticos, trazendo para a rua o que de melhor está sendo produzido pelos grupos de dança, música, capoeira e teatro na cidade. Outro foco importante do projeto é oferecer à população oportunidade de lazer, promoção da cultura e democratização do acesso à arte.

Este ano, já foram realizados três espetáculos no calçadão e a cada dia, o público vem aumentando, prestigiando cada vez mais este evento que traz para a rua projetos culturais com imenso potencial artístico, resultado de muito empenho, criatividade e inovação.

Serviço

Estreia: 9 de abril de 2016 – sábado
Local: R. Barão do Rio Branco – esquina com a 14 de julho
Horário: 9h30


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *