Semana On

Domingo 29.nov.2020

Ano IX - Nº 421

Coluna

Viva o teatro!

Viva quem vive o teatro, que vive nos atores, no palco, no público, nos aplausos.

Postado em 01 de Abril de 2016 - Elis Regina Nogueira

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dia 27 de março foi comemorado o Dia Universal do Teatro. E, para homenagear essa gente guerreira que faz teatro aqui no matão, selecionei algumas personas do ensaio que eu e Vânia Jucá fizemos em 2011.

Durante um mês recebemos os diretores de teatro do Estado em nosso estúdio para a produção dos retratos do Livro “Vozes do Teatro”. Foram sessões recheadas de muita conversa boa, cafés, chás e risadas.

O conceito dos retratos era simples: fugir de qualquer tipo de pose que pudesse soar solene, estudada ou dirigida. Afinal, diretores eram eles. Então, a ideia era que de alguma forma pudessem dirigir a cena, colocando-se da forma que quisessem. Eles tinham uma cadeira (podiam escolher entre quatro modelos) e podiam sentar ou não. A construção da unidade visual seria a cadeira e o cenário, pontuado por uma luz marcada com sombras projetadas especialmente para cada um.

Foram 35 diretores fotografados. Para esta coluna, fiz uma seleção absolutamente pessoal. Escolhi pessoas com quem já trabalhei e que tenho alguma afinidade.

Compartilho com vocês esse trabalho de que  gostamos muito de realizar.


Voltar


Comente sobre essa publicação...