26/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Campo Grande é a quinta cidades mais rápida do país para se abrir uma empresa

Publicado em 01/04/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande está em quinto lugar entre as 32 cidades brasileiras com menor tempo de abertura de empresas que utilizam métodos de desburocratização, melhoram o tempo e o trabalho de empreendedores que investem em negócios na Capital. 

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Endeavor, divulgado no mês de março, existem variações com relação ao tempo de abertura de uma empresa entre as cidades. Entre as cinco primeiras cidades, o prazo para abertura em Uberlândia (MG) é de 24 dias, Belo Horizonte (MG) aparece em segundo lugar com 44 dias, seguida de Manaus (AM) com 46 dias, Maceió (AL) com 55 dias e Campo Grande (MS) na quinta posição com 69 dias. 

No Brasil

De acordo com dados do Banco Mundial (2014) o prazo para se abrir um negócio no Brasil é de 107 dias. Se você tiver sorte e uma boa assessoria, talvez consiga reduzir esse prazo.

Para começar, você vai ter que optar por iniciar as suas operações como Sociedade Empresarial Limitada (LTDA), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Empresário Individual (EI) ou Micro Empreendedor Individual (MEI) e ter em mãos os seguintes documentos:

– cópia autenticada de RG, CPF, certidão de casamento, se casado;
– comprovante de residência dos sócios;
– os mesmos documentos devem ser fornecidos pelo administrador, caso este não venha a ser um dos sócios.

Os sócios devem definir o nome da empresa, o valor do capital social que deverá ser depositado em uma conta corrente em nome da empresa, o endereço da sede (necessário comprovante de endereço + carnê IPTU + contrato de locação, se for o caso) e definir as regras mínimas de gestão.

Com essas informações, e o apoio de um profissional habilitado, que poderá ser o contador ou advogado, será elaborado o contrato social de sua empresa, documento que deverá ser assinado pelos sócios.

Superadas as etapas anteriores você vai ter o contrato social assinado e todos os documentos em mãos e estará apto para fazer o protocolo na Junta Comercial do Estado em que será estabelecida a empresa. Em São Paulo, os prazos estão menores, mas em média, o registro deve ocorrer em 30 dias, com a obtenção do CNPJ em tempo menor.

Após o registro na Junta Comercial, parabéns, sua empresa está “aberta”! Mas calma, não é só isso!

Agora você deverá providenciar os cadastros juntos aos órgãos do governo, tais como Prefeitura (ISS), Estado (ICMS), INSS e FGTS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *