20/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Sono e aprendizado

Publicado em 24/03/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quando você for dormir, coloque um livro didático embaixo de seu travesseiro. Ao acordar, pela manhã, todo o conteúdo terá sido memorizado. Calma, é brincadeira! Mas existem algumas coisas que você pode aprender enquanto dorme:

1. Idioma estrangeiro

Num estudo recente, cientistas fizeram testes com alemães que estavam aprendendo holandês. Um grupo de estudantes aprendia o novo idioma durante a noite e dormia normalmente. O outro grupo, no entanto, fazia as aulas à noite e dormia ouvindo palavras em holandês e seu respectivo significado em alemão. Ao fim de uma semana, os que adormeceram ouvindo o vocabulário se saíram muito melhor nos testes do que os que apenas dormiram normalmente. 

Para provar que a chave estava mesmo no sono, os cientistas usaram o mesmo vocabulário que o segundo grupo ouviu enquanto dormia com som de fundo para um terceiro grupo, estes acordados, enquanto realizavam tarefas do dia a dia. Uma semana depois, estes estudantes grupo não se saíram tão bem nos testes quanto aqueles que ouviram as palavras holandesas enquanto dormiam.

2. Habilidades musicais

Noutro estudo, cientistas pediram que guitarristas amadores tocassem uma música que não conheciam. Em seguida, pediram que os músicos tirassem um cochilo de uma hora. Assim que os instrumentistas pegavam no sono, a música que acabaram de tocar era reproduzida até que acordassem.

No fim da soneca, os cientistas pediam que a música fosse tocada novamente, sem partituras. O grupo de pessoas que ouviu a música enquanto dormia se saiu muito melhor que outro grupo, este de músicos que não ouviram a canção enquanto tiravam uma sonequinha.

3. Organização e memória

Em 2013, cientistas italianos pediram que 60 adultos usassem um programa de computador que exigia que uma pecinha muito pequena fosse encaixada numa estrutura que girava, virtualmente. Todas as vezes que conseguiram encaixar a peça, os voluntários ouviram um som agradável de apenas alguns segundos.

Então, a pesquisa exigia que os voluntários tirassem um cochilo de uma hora e meia e depois executassem de novo o programa virtual. Os resultados foram iguais aos da primeira etapa e, em alguns casos, piores, devido à letargia do sono.

No segundo dia do estudo, os processos se repetiam. Porém, durante o sono de uma hora e meia, os voluntários ouviam o som agradável de quando conseguiam encaixar a pecinha. Resultado: quando voltaram a executar o programa virtual, se saíram muito melhor na missão de encontrar o encaixe da pecinha.

4. Como proteger lembranças específicas

Num estudo semelhante ao anterior, os voluntários precisavam associar ícones a palavras, comando que emitia um som quando a resposta estava certa. Por exemplo: onde estava escrito gato, o voluntário precisava colocar o ícone de um gatinho e, em seguida, ouvia um miado.

Divididos em dois grupos, os voluntários dormiram por duas horas. O primeiro grupo ouviu os sons emitidos pelas respostas certas. O segundo grupo não ouviu nada enquanto dormia.

No fim da soneca, os voluntários precisaram preencher um papel com os animais e objetos que fizeram parte da primeira etapa do teste. Aqueles que ouviram os sons enquanto dormiam acertaram muito mais palavras.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *