26/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Semana do Artesão valoriza artesanato sul-mato-grossense

Publicado em 18/03/2016 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em sua oitava edição, “A Semana do Artesão” acontece até o próximo domingo (20), com uma programação intensa na sede da ferrovia ao lado do Armazém do Cultural e na Praça dos Imigrantes. A ideia é homenagear, divulgar e comercializar o artesanato sul-mato-grossense bem como proporcionar intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho. 

Cerca de 250 artesãos participam com mais de 2 mil peças que serão comercializadas, com preços acessíveis, que vão de R$ 0,50 a R$ 500 com a participação de vários municípios do interior, dentre eles, Caarapó, Naviraí, Sidrolândia, Miranda e Rio Verde.

A II Feira de Artesanato Mãos Arteiras vai até o domingo, dia 20, das 14h às 22h. O artesanato que será exposto para comercialização é produzido em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas; pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado. No sábado (19), Dia do Artesão, às 9h será oferecido um Café da Manhã na Praça dos Imigrantes para os artesãos e seus familiares.

A Semana é realizada pela Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e associações da categoria, em parceira com o Sebrae e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura). A abertura da Feira contou com a música de Aurélio Miranda e sua viola, cantando clássicos como Chalana e Mercedita.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *